Operação Alerta Verde se aproxima de 150 fiscalizações de lotes vagos em Pará de Minas
A 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar de Pará de Minas segue com ritmo intenso na Fase 01 da Operação Alerta Verde. Até o momento, cerca de 150 fiscalizações foram realizadas em terrenos baldios do município, como parte das ações de vistoria diária. A iniciativa tem como meta identificar e notificar proprietários de lotes abandonados que representam riscos à saúde pública e ao meio ambiente.
Lotes abandonados são foco de prevenção a incêndios e doenças
Os terrenos sem manutenção contribuem diretamente para a proliferação de pragas, como escorpiões, ratos e mosquitos transmissores de doenças, além de representarem alto risco de incêndios, especialmente com a chegada do período seco. A operação reforça o papel preventivo do Corpo de Bombeiros, atuando para reduzir danos e preservar a segurança coletiva.
Responsabilidade compartilhada e alerta contra crime ambiental
O Corpo de Bombeiros ressalta que a manutenção dos terrenos é uma responsabilidade dos proprietários. Além disso, reforça que a queima de vegetação sem autorização legal é considerada crime ambiental. A colaboração da comunidade é essencial para o sucesso da operação, que segue até o fim deste mês e visa construir um ambiente urbano mais seguro, limpo e saudável. As informações são da Assessoria de Comunicação da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.