Dicas para evitar as dívidas de final de ano e começar o próximo ano no azul

Com a chegada do final de ano, a agenda dos brasileiros se enche de compromissos como amigo secreto, troca de presentes, confraternizações e as tradicionais ceias de Natal e Réveillon. A empolgação com os eventos, no entanto, pode desviar o orçamento planejado e gerar dívidas que se arrastam para o ano seguinte.

Apesar de o 13º salário injetar um dinheiro extra na economia, a grande quantidade de despesas típicas desta época do ano pode desorganizar as finanças. “É crucial ter cautela e um planejamento financeiro eficiente”, aconselha Thaíne Clemente, executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal.

A especialista lista as principais despesas que costumam comprometer o bolso no final do ano e apresenta dicas essenciais para se preparar sem cair no endividamento.

Principais vilões do orçamento
Presentes e eventos sociais Confraternizações e amigos secretos são eventos esperados, mas exigem gastos com lembranças. A recomendação é estipular um valor limite para os presentes, tanto para o amigo secreto quanto para os familiares. É fundamental ser realista em relação ao orçamento disponível para evitar compromissos financeiros desnecessários.

Ceias de Natal e Ano Novo As ceias, momentos de reunião e fartura, ocorrem justamente na época em que os preços dos alimentos, principalmente os tradicionais da festa, estão mais elevados. Thaíne Clemente sugere pesquisar os preços de bebidas e itens não perecíveis com antecedência, se possível comprando-os antes. Para comemorações maiores, a dica é dividir as despesas ou propor que cada convidado contribua com um prato.

Viagens e passeios Após um ano intenso, o descanso em forma de viagem ou passeio prolongado é o desejo de muitos. Para aproveitar sem preocupações financeiras, a melhor solução é o planejamento. Comprar pacotes e ingressos de atrações turísticas com antecedência permite que o viajante chegue ao destino com a maior parte dos custos já quitada.

Dicas para iniciar 2026 no azul
Para não enfrentar o novo ano no “vermelho”, a executiva recomenda algumas ações de controle e organização financeira:

Controle os gastos: utilize uma planilha detalhada ou um aplicativo de controle financeiro para registrar todas as fontes de renda e despesas. Isso proporciona uma visão clara de para onde o dinheiro está indo e quanto está sobrando.

Priorize a quitação: se houver a possibilidade, utilize o dinheiro extra para quitar dívidas existentes. Estar com as contas em dia é fundamental antes de assumir novos compromissos.

Compre à vista: sempre que possível, dê preferência a compras à vista e escolha itens que realmente caibam no seu orçamento. Em caso de presentes mais caros, a compra antecipada ajuda a evitar que as parcelas se acumulem no final do ano.

Use o 13º com sabedoria: se não houver débitos pendentes, Thaíne recomenda usar o 13º salário para construir uma reserva de emergência e planejar os gastos fixos do início do ano seguinte (como IPVA, IPTU e material escolar). Manter o controle por meio da planilha ou app deve ser um hábito contínuo. Com informações da Assessoria de Comunicação da Simplic

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!