Imposto Solidário: transforme parte de seu IR em esperança para crianças e idosos em Pará de Minas

Uma iniciativa que promete mudar a realidade de centenas de cidadãos foi lançada oficialmente nesta quarta-feira (11). A Prefeitura de Pará de Minas, em conjunto com os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa, deu o pontapé inicial na campanha Imposto Solidário. A proposta é simples, mas poderosa: permitir que o contribuinte escolha onde aplicar uma parte do seu Imposto de Renda, mantendo o recurso na própria cidade para financiar projetos sociais vitais.

Como funciona a destinação sem custos
Diferente do que muitos pensam, participar da campanha não significa pagar mais impostos ou abrir mão de restituições. Trata-se de uma renúncia fiscal do Governo Federal que possibilita ao cidadão destinar uma porcentagem do imposto que ele já teria que pagar de qualquer forma. No caso de pessoas físicas que utilizam o modelo completo da declaração, é possível destinar até 6% do imposto devido diretamente aos fundos municipais.

A contadora Edilene Soares, representante do Sindicato dos Contabilistas, esclarece que o papel do profissional de contabilidade é fundamental para orientar o cliente:

Edilene Soares
impostpsolidarioedilene1

Divulgação/Prefeitura de Pará de Minas

Ela alerta que o pagamento do documento de arrecadação (DARF) referente à doação deve ser feito até o fim do prazo da declaração, em 30 de maio, para que a operação seja validada:

Edilene Soares
impostpsolidarioedilene2

O impacto direto na vida de crianças e idosos
Os recursos arrecadados não ficam parados. Eles são o combustível para instituições que oferecem desde acolhimento institucional e saúde até inclusão de pessoas com deficiência e formação de jovens. Aparecido Luis Araujo, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, destaca que os editais financiados por essas doações transformaram a assistência no município. Aparecido ressalta que o conselho fiscaliza rigorosamente cada centavo, ouvindo os próprios beneficiários para garantir que o dinheiro está sendo bem aplicado:

Divulgação/Prefeitura de Pará de Minas

Aparecido Luis Araujo
impostpsolidariocido1

Fiscalização e cidadania: o retorno do imposto para a comunidade
O prefeito Inácio Franco reforçou que a campanha é, acima de tudo, um ato de cidadania. Ao destinar o recurso para Pará de Minas, o contribuinte garante que o dinheiro será aplicado em entidades conhecidas da comunidade, como a APAE e a Cidade Ozanam, sob a fiscalização direta dos conselhos municipais e da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

Divulgação/Prefeitura de Pará de Minas

Inácio Franco
impostpsolidarioinacio1

A campanha Imposto Solidário segue a todo vapor durante o período de entrega da declaração do Imposto de Renda, que vai até meados de maio, convidando cada paraminense a ser um agente de transformação social.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!