GRNEWS TV: Sind-Ute diz que Programa Mãos Dadas gera controvérsias na gestão das escolas estaduais que são municipalizadas em MG

Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Rondinelli Alves, Coordenador da Sub-Sede do Sind-Ute em Pará de Minas falou sobre as demandas dos professores das escolas estaduais em Minas Gerais.

Recentemente, cresce a insatisfação na rede municipal de ensino de alguns municípios em Minas Gerais devido a decisões controversas envolvendo a municipalização de escolas estaduais, a alocação de professores e a gestão das escolas. Servidores temporários enfrentam demissões sumárias, enquanto servidores efetivos são remanejados, o que gera insegurança e questionamentos sobre o modelo adotado.

Para o Sind-Ute, o cenário se complica ainda mais quando o governo estadual, que oferece recursos financeiros a prefeituras sem exigir estudos prévios sobre o impacto dessas decisões na administração local. Muitas vezes, os municípios acabam recebendo essa verba, assumindo a responsabilidade pela gestão escolar, mas não conseguem manter a qualidade nem a organização das unidades educacionais.

Estratégias do governo estadual e o impacto na matrícula
Um ponto crucial da crise está na estratégia do governo do estado que, através do chamado Plano de Atendimento, interfere diretamente nas matrículas escolares. Pais não realizam mais as inscrições em suas escolas de bairro, mas sim em um sistema estadual que pode direcionar os alunos para qualquer unidade. Em algumas regiões, há bloqueios para matrículas em séries iniciais do ensino médio, como o primeiro ano, o que impede a renovação do quadro de estudantes. Essa manobra resulta no esvaziamento gradual das escolas, criando justificativas para seu fechamento ou municipalização, o que gera insegurança entre a comunidade escolar e ameaça a continuidade do ensino local.

Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!