Unidade avançada do SAMU Oeste já está atendendo pacientes mais graves em Pará de Minas

Desde junho de 2017 que Pará de Minas conta com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) vinculado ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG Oeste). O órgão conta em Pará de Minas com uma Unidade de Suporte Básico (USB) e atende ocorrências em toda a microrregião, junto com as unidades de Pitangui e Nova Serrana.

Mas desde domingo (17) está em operação também na cidade a Unidade de Suporte Avançado (USA). Diferente da USB, a unidade avançada tem ainda mais equipamentos e profissionais.

A UBS é tripulado por um condutor e um técnico em enfermagem, contando com materiais para curativo, imobilização e acesso venoso. Além disso conta ainda com um desfibrilador, que reverte arritmias cardíacas em situações de parada cardiorrespiratória.

Já a USA dispõe de outros equipamentos como monitor multiparâmetro, ventilador mecânico, bomba de infusão e medicamentos específicos como trombolíticos, adrenalina, materiais para imobilização e contam com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor socorrista.

Para que Pará de Minas tivesse uma USA, foram anos de tratativas junto ao Governo de MG. Foi feita a solicitação para implantação da unidade avançada pelo CIS-URG Oeste e o Município precisou ampliar a sede. Por meio de licitação uma empresa foi contratada e recebeu R$ 150.001,50 para fazer o serviço, ainda em 2019. Desde então era aguardada a resposta positiva da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

A resposta chegou e os servidores começaram a trabalhar na USA neste fim de semana. Notícia comemorada pelo prefeito Elias Diniz (PSD):


Elias Diniz

eliasdsamuinausa1

Elias Diniz também citou a importância da USA na transferência de pacientes com quadro mais graves:

Elias Diniz
eliasdsamuinausa2

Para autorizar a instalação da USA em Pará de Minas, foi feito um estudo inicialmente por parte do CIS-URG Oeste. Como a cidade é grande, recebe muitos visitantes e tem uma microrregião ampla, foi constatada a necessidade da unidade avançada.

Logo nas primeiras horas ocorrências importantes foram atendidas, como o acidente envolvendo um carro que caiu na lagoa existente no Conjunto Habitacional São Vicente de Paulo e vitimou uma mulher. A equipe também foi até o distrito de Carioca atender uma ocorrência.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!