Pará de Minas amplia base do SAMU, mas implantação de Unidade de Suporte Avançado depende do governo de MG

Nesta semana o prefeito Elias Diniz (PSD) disse que em breve a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Pará de Minas será reinaugurada. É que o município solicitou ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG Oeste), que gerencia o SAMU, que ampliasse o serviço, passando a ser Unidade de Suporte Avançado (USA).

Com a mudança a equipe passa a ser composta por um médico, um enfermeiro e um condutor socorrista. Mas para que isso acontecesse, a estrutura física do local necessitava de ampliação, o que foi feito. Uma empreiteira foi contratada por meio de licitação e recebeu R$ 150.001,50 para realizar o serviço, que já foi entregue ao município.

Como a cidade é considerada base para outras, como Conceição do Pará, Igaratinga, Leandro Ferreira, Nova Serrana, Onça de Pitangui, Pitangui e São José da Varginha, o CIS-URG Oeste fez o projeto técnico mostrando a necessidade da ampliação. O documento foi enviado para a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) que continua analisando o processo.

O secretário-Executivo do CIS-URG Oeste, José Márcio Zanardi disse a reportagem do Portal GRNEWS, que a cidade é grande e recebe muitos visitantes. Além disso, é responsável por outros municípios da região, daí a necessidade de ter uma unidade avançada:


José Márcio Zanardi
josemarciousa1

As unidades avançadas mais próximas dos paraminenses estão em Itaúna e Nova Serrana. Muitas vezes as equipes estão em atendimento e não podem vir a Pará de Minas para realizar algum procedimento.

O secretário explica que fez um estudo que mostrou a necessidade da implantação na cidade:

José Márcio Zanardi
josemarciousa2

Ainda não é possível precisar quando o projeto entrará em análise, nem um prazo para que o Consórcio tenha as respostas esperadas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!