GRNEWS TV: PROERD reforça cidadania e ensina jovens a tomarem decisões seguras
Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Homar Assis Júnior, sargento da PMMG e instrutor do Proerd, falou sobre as formaturas de novas turmas em Pará de Minas, Igaratinga e Pequi, municípios jurisdicionados na Área da 19ª Companhia da Polícia Militar Independente.
Tomada de decisão é ensinada passo a passo
Durante os encontros do PROERD com alunos do 5º ao 7º ano, um dos pilares abordados é a capacidade de tomar boas decisões. Por meio do modelo MTDP3A — “Defina, Analise, Atue e Avalie” — os alunos aprendem a refletir antes de agir. O exemplo de um ponto de tráfico no caminho de casa ajuda os jovens a pensar em alternativas seguras, como evitar o local ou buscar ajuda responsável.
Resistência à pressão e comunicação eficaz
Outro foco é ensinar estratégias para resistir à pressão dos colegas, algo comum nessa faixa etária. Os instrutores mostram formas eficazes de dizer “não” sem gerar conflito. Os estilos de comunicação também são trabalhados: o ideal é adotar uma postura assertiva — firme, mas respeitosa — para lidar com situações de risco.
O PROERD vai além da prevenção às drogas: promove autoestima, autonomia e prepara os jovens para escolhas conscientes.
Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.


