Cartas abertas de moradores de Meireles pedem ações da Águas de Pará de Minas e do MPMG junto à Vale

Como o Portal GRNEWS vem acompanhando, Meireles foi uma das comunidades prejudicadas pelas intensas chuvas que caíram em Pará de Minas nos últimos dias. Moradores relatam que ficaram praticamente ilhados já que uma grande erosão interditou o acesso pela estrada do Caracol e a inundação da estrada inviabilizou a chegada ou saída pela BR-262.

Os moradores também citaram a qualidade da água no distrito. Como o ribeirão transbordou, eles temem a contaminação da água que chega às residências, uma vez que o poço que abastece Meireles ficou submerso após o transbordamento do Ribeirão Meireles.

O Portal GRNEWS buscou informações junto à Prefeitura, que garantiu que na terça-feira (11) uma equipe seguiria até o local e analisar o que poderia ser feito como ação emergencial. Na mesma data recebemos da prefeitura a confirmação de análises de água feitas em Meireles e outras comunidades e 1o de janeiro, comprovando que até aquela data esta própria para o consumo.

Diante de todas as dificuldades que o distrito vem enfrentando, os moradores redigiram duas cartas abertas. Uma endereçada à concessionária Águas de Pará de Minas, e outra ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O Portal GRNEWS também recebeu cópias dos documentos.

A primeira, aos cuidados do superintendente da Águas, Rodrigo Macool, os moradores apresentaram algumas demandas e pediram pela antecipação das intervenções que serão feitas pela concessionária no distrito, como a nova rede de coleta e tratamento de esgoto.

Além disso, eles solicitam que a concessionária “assuma os custos e a execução do calçamento de 3 (três) ruas laterais do Povoado, já mapeadas pela própria CAPAM, que não possuem cobertura, o que garantirá proteção à própria rede de esgoto que será construída. Entendemos que essa seria uma medida compensatória à Comunidade de Meireles, muito bem-vinda, visto que a CAPAM é a operadora da nova adutora que tantos transtornos causou aos moradores do Povoado, mas que a ela trouxe benefícios à sua operação”.

A carta também pede que a concessionária “contribua com a manutenção do jardim que será feito a partir da reforma da praça e da grama do novo campo de futebol do Povoado e que neles instale bebedouros para os frequentadores e disponibilize pontos de água para a sua irrigação. A intenção é que o Povoado de Meireles se torne uma referência para o turismo rural em Pará de Minas tonando-se um cartão postal e exemplo de práticas sustentáveis”.

O documento cita ainda “a necessidade de reposicionamento urgente do poço artesiano que abastece o Povoado que com o transbordamento das águas do Ribeirão de Meireles é contaminado. O poço se encontra a poucos metros da margem do Ribeirão. Entendemos que essa é uma questão de saúde pública visto que a eventual contaminação da água pode causar problemas de saúde aos moradores do Povoado e, por consequência, impactará o sistema de saúde do município”.

Já a carta endereçada ao MPMG, aos cuidados do promotor da Comarca de Pará de Minas Delano Azevêdo Rodrigues, os moradores relatam os problemas vividos desde o início do período chuvoso de 2021, dizendo que em certos trechos da estrada “além do atolamento de veículos leves e de motos, nem os veículos 4 x 4 são capazes de superar os percalços oferecidos pelas estradas escorregadias e seus buracos”. E que tudo isto “atinge os empresários e impacta a economia do município que tem na atividade agropecuária uma das principais fontes de arrecadação”.

O documento solicita que o MPMG intervenha junto à comunidade para que a “VALE S.A. destine recursos financeiros suficientes para cumprir o compromisso firmado com a Comunidade de Meireles, ou seja, que as estradas de acesso ao Povoado sejam entregues em condições iguais, e preferencialmente, melhores que aquelas que a empresa encontrou antes do início das obras para a construção da nova adutora”.

O Portal GRNEWS entrou em contato com a Águas de Pará de Minas, que por meio de nota informou que “ainda não recebeu nenhuma carta da população de Meireles e esclarece que as obras no distrito serão realizadas conforme cronograma estabelecido no contrato de Concessão da Prestação do Serviço Público de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário do município. Em caso de dúvida, o contato deve ser feito pelo WhatsApp (21) 9 7211-8064, pelo site www.aguasdeparademinas.com.br, pelo aplicativo Cliente Águas ou pelo 0800 737 0422”.

O promotor Delano Azevêdo Rodrigues disse ao Portal GRNEWS que retorna ao trabalho na segunda-feira, 17 de janeiro, quando deve se posicionar.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!