Chuva inviabiliza acesso à Meireles e compromete poço que abastece a comunidade; prefeitura promete ajuda

Como o Portal GRNEWS adiantou, desde dezembro os moradores de Meireles têm sofrido com a situação precária da estrada que liga a comunidade a Pará de Minas. Segundo eles, várias solicitações foram feitas à Prefeitura mas nenhuma solução.

Reprodução

Vídeos enviados pelos moradores ao Portal GRNEWS mostram que caminhões e funcionários de uma empresa do setor agropecuário é quem realizaram a manutenção da estrada, utilizando pó de minério, para ao menos minimizar a situação e conseguir chegar ao destino final.

O paliativo resolveu por alguns dias mas as intensas chuvas dos últimos dias fez a situação piorar e agora eles se consideram ilhados na comunidade.

Reprodução

Os moradores se manifestaram dizendo que estão “ilhados, sem acesso. O poço que nos abastece está submerso e a água contaminada. A situação é crítica! O Ribeirão transbordou e atingiu níveis preocupantes. Está prevista uma chuva intensa para amanhã”. Um ribeirão chegou a transbordar piorando ainda a situação.

Reprodução

Na estrada é praticamente impossível passar devido a lama e o volume de água que está alto.

Reprodução

A manifestação diz ainda que eles precisam com urgência do “apoio dos vereadores e da Câmara e de todos trabalhando em sinergia com o prefeito. Temos que nos ajudar acima de quaisquer questões políticas ou partidárias. Somos todos paraminenses!

Além disso, com a intensidade das chuvas, um dos acessos ao distrito feito pela trilha do caracol está interditado após um deslizamento de terra.

Reprodução

E a situação fica ainda mais complicada pois a região de Meireles possui muitas granjas e outras empesas do setor agropecuário. Durante o Papo com Geraldo Rodrigues – PGR – desta terça-feira, 11 de janeiro, um dos moradores disse que “se o cenário for mantido, há uma questão econômica. As granjas não estão sendo abastecidas de ração. Algumas ainda têm estoque, outras não. Teremos questões de saúde para enfrentar após a enchente. Aqui a Comunidade está unida. Moradores que possuem poços particulares estão compartilhando água. A Carina, enfermeira, está atendendo moradores. Todos estão compartilhando informações. Outro ponto crítico é a tubulação da nova adutora que passa sobre as pontes (aérea) que estão submersas. Apesar da estrutura, para a água não há barreiras. Já passamos o assunto à prefeitura”.

Reprodução

A manifestação é do empresário Rodrigo Campos, morador de Meireles. Ele conta que a situação está difícil pois a água que abastece as casas está contaminada, após o poço artesiano ser inundado pelas chuvas:

Rodrigo Campos
rodrigochuvamei1

Reprodução

E se a união faz a força, Meireles é exemplo disso. Diante de tanta dificuldade, os moradores se uniram:

Rodrigo Campos
rodrigochuvamei2

Reprodução

As manifestações ocorreram durante a participação do vereador Márcio Lara (PSD) no PGR. No momento ele não soube precisar como o Município poderia resolver a situação dos moradores, mas ficou de enviar um posicionamento.

Assim que deixou os estúdios do Portal GRNEWS foi ao encontro do prefeito Elias Diniz (PSD), que garantiu que ainda nesta terça-feira (11) uma equipe da prefeitura se deslocaria até Meireles para avaliar o que pode ser feito como ação emergencial, evitando assim que os moradores fiquem ilhados na comunidade e sem abastecimento.

Reprodução

Porém, em novas mensagens e imagens enviadas, Rodrigo Campos agradece a disposição de todos em tentar solucionar os problemas da comunidade, mas teme que a equipe não consiga chegar em Meireles. Disse que as estradas de acesso estão bloqueadas. Inclusive, no acesso via Caracol, houve desbarrancamento. Afirmando ser perigoso para os moradores de Meireles e também para quem tentar visitar a comunidade.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!