Consulta pública sobre o futuro do livro e da leitura no Brasil vai até 8 de agosto
Os Ministérios da Cultura e da Educação lançaram uma consulta pública para coletar contribuições da sociedade sobre o novo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) 2025-2035. A iniciativa visa aprimorar as diretrizes para o desenvolvimento da leitura no Brasil na próxima década.
Oportunidade para a população participar
A população é convidada a apresentar sugestões relacionadas a livros, leitura, literatura, escrita e bibliotecas em todo o território nacional. As contribuições coletadas servirão como base fundamental para a elaboração do novo PNLL. A consulta pública está disponível na plataforma Participa + Brasil e permanecerá aberta para manifestações até o dia 8 de agosto.
Entenda o Plano Nacional do Livro e Leitura
O Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) representa um amplo conjunto de políticas e ações que buscam valorizar o livro e a leitura, sendo implementadas tanto pelo Estado quanto pela sociedade.
Além disso, o documento serve como um guia para que estados, municípios, o Distrito Federal e a sociedade civil possam impulsionar o livro, a leitura e a literatura em suas respectivas regiões. Ele também incentiva o conhecimento e a utilização das novas leis e instrumentos de gestão cultural aprovados desde 2023.
A plataforma da consulta pública destaca a importância de: “promover o melhor uso desses recursos tanto financeiros quanto de gestão, em prol da leitura, da ampliação do número e qualificação das bibliotecas, dos eventos literários, mediação de leitura, da circulação de escritores e escritoras, da publicação e formação em escrita, entre tantos outros”. Com informações da Agência Brasil

