Nível das águas aumenta e Defesa Civil de Pará de Minas monitora na barragem da Usina de Carioca

Conforme publicado pelo Portal GRNEWS o ano passado começou com chuvas constantes e intensas em Pará de Minas. Os temporais que caíram entre os meses finais de 2021 e os iniciais de 2022, provocaram muitos danos materiais em imóveis particulares e equipamentos públicos.

Um dos momentos mais tensos, foi o risco de rompimento da barragem da Usina de Carioca. Foram vários dias de muita expectativa e preocupação com as pessoas que poderiam ser atingidas, caso a barragem se rompesse.

Equipes se uniram e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) atuou para evacuar áreas de risco em muitos pontos, como no Município de Conceição do Pará.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

Naquele momento, Pará de Minas não contava com uma equipe de defesa civil municipal. Pessoas de vários segmentos e instituições se uniram pra ajudar a coordenação feita pela gestão municipal, inclusive o prefeito Elias Diniz (PSD) e vários membros da sua equipe foram para a comunidade de Carioca acompanhar de perto o que estava acontecendo. A situação era tão séria, que foi decretada situação de emergência em Pará de Minas.

O risco de rompimento foi superado e ao longo de 2022 foi instalada a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) em Pará de Minas. Ainda em processo de estruturação, a equipe já trabalhando neste período de chuvas mais intensas. A expectativa é que o número de chamados aumente consideravelmente neste mês de janeiro, especialmente para vistorias.

CBMMG/Divulgação

Uma das preocupações continua sendo a barragem da Usina do Carioca. Recentemente uma equipe esteve no local vistoriando as obras que a empresa que opera a usina realizou no local para aumentar a segurança. Também foram mapeadas todas as pessoas que residem no perímetro da chamada “mancha de inundação”, em caso de rompimento da barragem. Esse mapeamento ajudará na evacuação rápida das pessoas.

Além disso, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Pará de Minas instalou, em 7 de dezembro de 2022, o Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), no Distrito de Carioca, área rural do município.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

O objetivo da instalação do NUPDEC no Distrito de Carioca é repassar orientações de segurança voltadas para a prevenção e autoproteção à fatos relacionados à Defesa Civil, como inundações, enchentes, deslizamentos de massa, quedas de taludes ou barrancos, acidentes químicos e biológicos.


Posteriormente, colocando em prática o que foi planejado, em 15 de dezembro, equipes da COMPDEC e da Guarda Civil Municipal realizaram juntamente com equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e representantes da empresa responsável pela barragem, um simulado de autoproteção no Distrito de Carioca.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

O objetivo deste treinamento era informar e repassar dicas de segurança aos moradores de residências localizadas na região a jusante do barramento da represa do Carioca. O simulado faz parte de uma série de providências elaboradas para proporcionar mais tranquilidade aos residentes na região.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

Também já foram implementadas outras ações, como as instalações de placas de sinalização das áreas sujeitas de inundações em caso de um possível acidente na barragem e de sirenes de alerta e alarme e a distribuição de panfletos com orientações aos moradores. Além disso, planos de atuação emergencial, envolvendo moradores, órgãos públicos e representantes da empresa Santanense complementam a primeira das iniciativas, que foi a criação do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil no Distrito de Carioca.

Monitoramento da barragem da Usina de Carioca
Com o aumento das chuvas, a partir dos meses finais de 2022, e neste início de 2023, no qual a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Pará de Minas já emitiu alerta publicado pelo Portal GRNEWS, informando sobre a possibilidade de chuvas com índice pluviométrico que pode atingir entre 150 e 200 milímetros até sexta-feira (6), o nível das águas na barragem da Usina do Carioca já registrou aumento.

Por esta razão, a COMPDEC de Pará de Minas está atuando conjuntamente com representantes das defesas civis dos municípios de Igaratinga e Conceição do Pará com monitoramento constante das condições da barragem em Carioca.

A empresa responsável pela barragem da Usina do Carioca também faz esse monitoramento e confirma que as águas do Rio São João estão vertendo sobre o barramento da represa, causando uma cheia no rio, mas até o momento o rio não saiu de sua calha. Apesar do aumento das águas, segue seu curso normal.

Outro dado observado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Pará de Minas é que até o momento não ocorreu o acúmulo de aguapés sobre o barramento da represa, o que facilita o escoamento do excesso de água. O trabalho de monitoramento continuará até o fim do período chuvoso na região de Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!