Defesa Civil de Pará de Minas instala primeiro núcleo de prevenção e autoproteção no Distrito de Carioca
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil no Município de Pará de Minas (COMPDEC) é coordenada por Edson Cecílio da Silva, capitão da reserva da Polícia Militar de Minas Gerais. Desde que assumiu este cargo, ele afirmou ao Portal GRNEWS, que além de dar respostas imediatas aos paraminenses, o foco será a realização de ações preventivas ao longo de todo o ano, não somente no período chuvoso.
Neste sentido, a COMPDEC de Pará de Minas realizou ontem (7), uma reunião para instalar o Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), no Distrito de Carioca, área rural do Município de Pará de Minas.
O evento contou com a participação de representantes da comunidade, Guarda Civil Municipal de Pará de Minas, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e da empresa Santanense, responsável pela usina da represa do Carioca.
O objetivo da instalação do NUPDEC no Distrito de Carioca é repassar orientações de segurança voltadas para a prevenção e autoproteção à fatos relacionados à Defesa Civil, como inundações, enchentes, deslizamentos de massa, quedas de taludes ou barrancos, acidentes químicos e biológicos.
A reunião marcou o início de uma parceria promissora entre o poder público, o setor privado e a comunidade de Carioca, abrindo um canal de diálogo e troca de informações seguras e céleres na prevenção de desastres.
A equipe da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Pará de Minas também vem recebendo demandas e atendendo chamados dos paraminenses.
Também já mapeou as possíveis áreas de risco no município e vem repassando orientações preventivas a população sobre possibilidade de ocorrência de temporais e situações adversas. Como por exemplo, em 24 de novembro, quando alertou para grande possibilidade de chuva forte. O mesmo ocorreu no dia 1º de dezembro, quando o aviso era sobre perigo de chuva intensa entre 30 e 100mm em Pará de Minas com ventos e descargas elétricas.
Além de alertar a população paraminense sobre os riscos de temporais, a COMPDEC também repassa dicas importantes de proteção durante ocorrência de chuvas fortes, como:
_ em caso de vendaval, granizo ou descargas elétricas, as pessoas devem ficar atentas a estas ameaças;
_ auxilie crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção próximas a você;
_ evite contato com a água de alagamentos, pois podem estar contaminadas e provoca doenças;
_ nunca atravesse ruas alagadas, mesmo estando de carro, moto ou bicicleta, pois a força da água poderá arrastá-lo;
_ não pare o carro perto de árvores ou postes porque eles podem cair ou atrair raios;
_ caso observe qualquer sinal de movimentação em terrenos, procure um local seguro.
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil no Município de Pará de Minas já solicitou junto a operadora de telefonia a liberação do número 199 para contato direto com a COMPDEC.
Mas, a população pode acionar a Ouvidoria Municipal para demandas de Defesa Civil pelo aplicativo da Prefeitura de Pará de Minas ou pelo WhatsApp (37) 99979-5428.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.