Barragem da Usina do Carioca está em nível de atenção e moradores ainda não podem voltar pra casa

O início de janeiro foi de muita chuva em todo o estado de Minas Gerais. Várias regiões sofreram com as fortes tempestades e os níveis de água dos rios que subiram consideravelmente, alagando cidades e deixando muitos moradores ilhados.

A região de Pará de Minas também sofreu com as intensas chuvas e o alerta máximo estava ligado para a Usina do Carioca. A barragem, que funciona como uma central hidrelétrica, corria risco de se romper a qualquer momento. Cogitava-se ainda a possibilidade de, em caso de rompimento, a cidade de Conceição do Pará ser inundada.

Órgãos federais, estaduais e dos municípios da região agiram imediatamente para criar planos de emergência caso o pior acontecesse. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais foi um destes órgãos que atuou diariamente, tanto na fiscalização da barragem como em ações de evacuação.

Agora, com a estiagem, a barragem não corre mais riscos. Em nota datada de segunda-feira (24), a Santanense informou que a usina não se rompeu e como as chuvas cessaram na região e o rio São João está diminuindo o nível de água, não há risco de ruptura do barramento.

Se durante as chuvas foi emitido o chamado Nível Vermelho de Emergência 3 para rompimento da barragem, agora pôde ser reduzido para Amarelo de Atenção, ou seja, Nível 1, segundo o plano de ação.

Após análises técnicas realizadas no local da barragem, os profissionais concluíram que não há danos estruturais que possam comprometer a estabilidade.

O comandante da 2ª Companhia do CBMMG, tenente Thiago Antônio de Figueiredo Boaventura, foi um dos militares a vistoriar diariamente a usina e conta como está a atual situação:


Thiago Antônio de Figueiredo Boaventura

boaventuusina1

Tenente Thiago Boaventura destaca ainda que o monitoramento continua, pois durante as chuvas houve erosão nas laterais da barragem:

Thiago Antônio de Figueiredo Boaventura
boaventuusin2

A energia produzida na Usina do Carioca é destinada exclusivamente para uso da Santanense, cujo parque industrial está instalado em Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!