Defesa Civil de Pará de Minas realiza treinamento com orientações de autoproteção para moradores do Distrito de Carioca

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil no Município de Pará de Minas (COMPDEC) realizou no dia 7 de dezembro, uma reunião para instalar o Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), no Distrito de Carioca, área rural do Município.

Na ocasião, participaram representantes da comunidade, Guarda Civil Municipal de Pará de Minas, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e da empresa Santanense, responsável pela usina da represa do Carioca.

De acordo com a COMPDEC, o objetivo da instalação do NUPDEC no Distrito de Carioca é repassar orientações de segurança voltadas para a prevenção e autoproteção à fatos relacionados à Defesa Civil, como inundações, enchentes, deslizamentos de massa, quedas de taludes ou barrancos, acidentes químicos e biológicos.

A reunião promovida em 7 de dezembro foi o marco inicial da parceria entre o poder público, o setor privado e a comunidade de Carioca, abrindo um canal de diálogo e troca de informações seguras e céleres na prevenção de desastres.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

A COMPDEC de Pará de Minas é coordenada por Edson Cecílio da Silva, capitão da reserva da Polícia Militar de Minas Gerais. Ele já disse ao Portal GRNEWS que o foco será a realização de ações preventivas durante todo o ano, não somente no período chuvoso.

Colocando o planejamento em prática, ontem (15), equipes da COMPDEC e da Guarda Civil Municipal realizaram juntamente com equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e representantes da empresa Santanense, um simulado de autoproteção no Distrito de Carioca.

O objetivo deste treinamento é informar e repassar dicas de segurança aos moradores de residências localizadas na região a jusante do barramento da represa do Carioca. O simulado faz parte de uma série de providências elaboradas para proporcionar mais tranquilidade aos residentes na região.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

Também já foram implementadas outras ações, como as instalações de placas de sinalização das áreas sujeitas de inundações em caso de um possível acidente na barragem e de sirenes de alerta e alarme e a distribuição de panfletos com orientações aos moradores. Além disso, planos de atuação emergencial, envolvendo moradores, órgãos públicos e representantes da empresa Santanense complementam a primeira das iniciativas, que foi a criação do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil no Distrito de Carioca.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!