Defesa Civil alerta para chuvas intensas em Pará de Minas que podem atingir o acumulado de até 200 milímetros em 72 horas

O Portal GRNEWS recebeu dois comunicados emitidos nesta terça-feira, 03 de janeiro, pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Pará de Minas (COMPDEC).

O primeiro deles, emitida no fim da noite de ontem (2), alertava que entre os dias 3 e 5 de janeiro havia previsão de chuvas que poderiam registrar um volume pluviométrico aproximado de 50 milímetros. Citava ainda que as chuvas que causaram danos até o momento em Pará de Minas, que ocorreram nos meses de novembro e dezembro, registraram mais de 50 milímetros.

O outro alerta emitido na tarde desta terça-feira (3) mudou completamente o cenário e tornou a situação mais preocupante para a população de Pará de Minas. A COMPDEC, com base em dados meteorológicos do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE), instalado no Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), alerta para volumes significativos de chuva.

O mesmo comunicado cita a possibilidade de ocorrência de chuvas nas próximas 72 horas, com acumulados totais que podem atingir volume pluviométrico estimado entre 150 e 200 milímetros. Este alerta é direcionado aos moradores de municípios das regiões Central e Sudeste do estado de Minas Gerais, entre as mesorregiões Metropolitana, Zona da Mata, Vale do Rio Doce e Campo das Vertentes. Essas chuvas podem ser mais intensas entre quinta e sexta-feira, dias 5 e 6 de janeiro, respectivamente.

Além de emitir os alertas, o coordenador Edson Cecílio Silva afirma que a COMPEDC vem monitorando o período chuvoso, que se iniciou nos meses finais de 2022, e afirma que janeiro costuma ser o mês com maior número de chamados para a Defesa Civil em Pará de Minas.

Acrescenta que os serviços de meteorologia revisaram a previsão da noite de ontem (2) e atualizaram os dados nesta terça-feira (3) indicando possibilidade de chuvas que podem atingir um volume pluviométrico entre 150 e 200 milímetros nas próximas 72 horas:


Edson Cecílio Silva
edsonalerta1

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil também chama atenção para as áreas de Pará de Minas onde ocorrem alagamentos com frequência durante os temporais. Como as chuvas estão constantes, os paraminenses também precisam ficar atentos ao risco geológico:

Edson Cecílio Silva
edsonalerta2

Os acionamentos para a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil podem ser feitos através do telefone (37) 99825-2049 ou por meio da Ouvidoria Municipal da Prefeitura de Pará de Minas fazendo contato pelo (37) 99979-5438.

Veja abaixo dicas importantes de proteção durante ocorrência de temporais repassadas pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Pará de Minas:

em caso de vendaval, granizo ou descargas elétricas, as pessoas devem ficar atentas a estas ameaças;

auxilie crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção próximas a você;

evite contato com a água de alagamentos, pois podem estar contaminadas e provoca doenças;

nunca atravesse ruas alagadas, mesmo estando de carro, moto ou bicicleta, pois a força da água poderá arrastá-lo;

não pare o carro perto de árvores ou postes porque eles podem cair ou atrair raios;

caso observe qualquer sinal de movimentação em terrenos, procure um local seguro.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!