Aprendizado em jogo: escolas mineiras usam ludicidade para inovar na educação
Projetos pedagógicos que incorporam jogos e atividades lúdicas estão revolucionando o dia a dia de diversas escolas públicas estaduais de Minas Gerais, sob a gestão da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG). A meta é unir entretenimento e aprendizado para cultivar habilidades como o raciocínio lógico, a criatividade, a estratégia e a cooperação entre os estudantes.
A abordagem lúdica tem se mostrado uma aliada poderosa, especialmente no ensino da matemática. Ao integrar desafios, canções, histórias e brincadeiras, os educadores tornam o conteúdo mais acessível e envolvente, resultando em uma aprendizagem mais significativa para os alunos.
Kellen Senra, subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, comentou sobre essa inovação: “A aposta em metodologias ativas e lúdicas mostra como as escolas da rede estadual têm inovado para tornar o ensino mais atrativo. Com estratégias que valorizam o protagonismo dos estudantes e estimulam o pensamento crítico, as unidades escolares mineiras reforçam o compromisso com uma educação pública de qualidade, capaz de formar cidadãos mais preparados, criativos e autônomos.”
Competição e lógica em Januária
Na região Norte de Minas, duas escolas de Januária se destacam com uma iniciativa que combina lógica e competição: o III Torneio Interescolar de Ciências Exatas e Tecnológicas. Promovido pelas Escolas Estaduais Antônio Corrêa e Silva e Monsenhor Florisval Montalvão, o evento ocorreu em maio.
O torneio reuniu alunos do ensino fundamental (anos finais) e do ensino médio em 12 desafios matemáticos, adaptados a cada etapa de ensino. Entre as atividades, estavam o jogo da velha humano, desafios com balões inspirados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), partidas de xadrez e dominó, além da resolução do cubo mágico e da Torre de Hanói.
Julia Alves, estudante do 1º ano do ensino médio da escola vencedora, compartilhou sua experiência: “Esse torneio foi muito importante para nós, alunos, porque desenvolveu o raciocínio lógico, a criatividade e o trabalho em equipe, além de ter sido muito divertido. Eu participei da disputa de xadrez, e foi um grande aprendizado. Hoje consigo pensar mais rápido e avaliar melhor as opções que tenho.”
O xadrez como motor da aprendizagem em Carmo do Cajuru
Em Carmo do Cajuru, no Centro-Oeste mineiro, o xadrez é o elemento central de uma transformação pedagógica. A Escola Estadual Padre João Parreiras Vilaça desenvolve há 18 anos o Projeto Xeque-Mate, que utiliza o jogo como um instrumento para aprimorar o ensino e impulsionar o desempenho dos estudantes.
Além de desenvolver competências como concentração, lógica e tomada de decisões, o projeto tem impactado positivamente os resultados em avaliações como o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave) e o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). As conquistas também se estendem a olimpíadas do conhecimento, aos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), e até mesmo às aprovações no Enem e em concursos públicos.
O professor Carlos Jivago, idealizador da iniciativa, ressaltou: “O Projeto Xeque-Mate tem sido uma ferramenta poderosa para facilitar a aprendizagem. Por meio do xadrez, os estudantes desenvolvem raciocínio, lógica, socialização e capacidade de tomar decisões. De partida em partida, após 18 anos de trabalho, vemos nossos alunos conquistando vitórias que vão muito além do tabuleiro.” Com informações da Agência Minas


