Formação política nas escolas: vereadores aprovam criação do projeto Câmara Júnior em Pará de Minas
O futuro da política em Pará de Minas ganhará um novo capítulo a partir de 2026. Em reunião ordinária realizada ontem (16), o Legislativo municipal aprovou o Projeto de Resolução nº 05/2025, que institui o programa Câmara Júnior. A iniciativa, apresentada pela Mesa Diretora e idealizada pelo vereador Vinícius Alves de Menezes, busca levar educação cidadã e política de forma prática para dentro das salas de aula.
Votação estratégica e rito democrático
A proposta passou por um intenso debate no plenário. Na primeira fase de votação, o texto foi aprovado por 13 votos a 3. Durante a sessão, uma emenda ao projeto foi submetida ao crivo dos parlamentares, mas acabou rejeitada por 10 votos a 6. Já na segunda e definitiva votação, o projeto consolidou sua aprovação com 12 votos favoráveis, 3 contrários e uma abstenção, garantindo a implementação da nova estrutura pedagógica vinculada à Escola do Legislativo “Alfeu Silva Mendes”:

Vinícius Alves de Menezes
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Educação política apartidária e vivência prática
O vereador Vinícius Alves de Menezes ressaltou que o objetivo central da “Câmara Júnior” é oferecer uma formação política sadia e totalmente apartidária para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O projeto prevê uma série de atividades simuladas que reproduzem o cotidiano do Poder Legislativo:
Eleições Escolares: Os alunos utilizarão urnas eletrônicas oficiais, cedidas em parceria com o cartório eleitoral local, para escolher seus representantes.
Atuação Parlamentar: Os jovens eleitos tomarão posse, discutirão temas relevantes para a juventude em audiências públicas e elaborarão proposições oficiais.
Voz Ativa: Os documentos e desejos da “criançada na ponta” serão votados e encaminhados à Mesa Diretora da Câmara e, posteriormente, ao Executivo municipal.
Fortalecimento da cidadania e novas lideranças
Mais do que apenas uma simulação, a Câmara Júnior pretende desmistificar o papel do vereador e aproximar a instituição da comunidade escolar. Ao compreenderem o funcionamento dos três poderes e os instrumentos de participação popular, os estudantes tornam-se multiplicadores de conhecimento ético e democrático.
A expectativa da Mesa Diretora é que o projeto saia do papel já no início do próximo ano letivo, com a apresentação da proposta às escolas para adesão e o início da mobilização dos jovens que despertarem vocação para a liderança pública.
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