Presidente avalia reunião do Legislativo de Pará de Minas com aprovações de projetos e falta de entendimento sobre reajuste salarial de servidores
O Portal GRNEWS acompanhou a 30ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Pará de Minas, realizada ontem, 9 de setembro, foi marcada por votações de projetos de lei, debates acalorados e pedidos de vista que adiaram a discussão de temas importantes. O presidente da Mesa Diretora, vereador Délio Alves Ferreira (PL), resumiu os trabalhos e comentou os pontos de destaque da reunião.
A sessão teve 17 requerimentos apresentados e a aprovação de três projetos, dois em definitivo e outro em primeira votação e com emenda, que trata da eleição de diretores de escola. Esta matéria será votada na próxima semana. Dois projetos que tratam do reajuste salarial dos servidores e do Código de Ética da Guarda Municipal foram retirados da pauta por meio de pedidos de vista. O presidente considerou positivo encontro semanal dos vereadores:
Délio Alves Ferreira
deliorcmpml1
O embate do reajuste salarial
A maior polêmica da sessão foi a discussão do Projeto de Lei Complementar nº 03/2025, que propõe o reajuste salarial para os servidores que recebem menos que o salário mínimo. A votação foi adiada após o vereador Lucas Henriques da Silva (Republicanos) pedir vistas ao projeto, com o objetivo de pressionar o prefeito a dialogar com a categoria, que reivindica um valor superior ao proposto pelo Executivo:
Délio Alves Ferreira
deliorcmpml2

Ele afirma que os vereadores querem melhores salários para os servidores, mas o reajuste deve ser definido pelo prefeito, não pela Câmara Municipal. Disse ainda que o sindicato deixou de dialogar com a presidência da Casa Legislativa. Também respondeu sobre a possibilidade de um encontro entre prefeito e servidores pra discutir o assunto:
Délio Alves Ferreira
deliorcmpml3
O presidente da Câmara, Délio Alves Ferreira, comentou a situação, ao ser questionado sobre a possibilidade de um contato direto entre o prefeito Inácio Franco (PL) e os servidores. Ele afirmou que a Mesa Diretora está disposta a articular um diálogo, mas ressaltou a falta de comunicação e de diálogo entre o Executivo e os representantes da categoria:
Délio Alves Ferreira
deliorcmpml4

Outras votações da sessão
Além da pauta polêmica, o presidente da Câmara comentou a aprovação de outros projetos. A vereadora Márcia Flávia Marzagão Albano teve a aprovação, por unanimidade, do Projeto de Lei Ordinária nº 125/2025, que dispõe sobre a proteção e o apoio ao aleitamento materno e assegura o direito das mães de amamentar em locais públicos e privados sem constrangimento.
Também foi aprovado, por unanimidade, o Projeto de Lei Ordinária nº 127/2025, de autoria do vereador Carlos Eduardo Cançado Melo Franco, que estabelece a penalização para atos de pichação em bens públicos e privados no município.
Desafios e apoio aos servidores
Outro ponto importante abordado na reunião foi o pronunciamento de Elma Ayrão Mariano, representante de servidores estaduais do meio ambiente de Minas Gerais que entraram em greve. O presidente da Câmara lamentou a situação de desvalorização dos servidores públicos e garantiu que o Legislativo encaminhará um documento ao governador do estado e ao sindicato da categoria, expressando apoio e buscando uma solução.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

