Notificações de Dengue crescem em Pará de Minas e vereador quer mais informações para conscientizar a população

Conforme publicado pelo Portal GRNEWS, no Estado de Minas Gerais os casos prováveis de Dengue somam 105.439, na semana anterior eram 83.911, o que incluem casos notificados exceto os descartados de Dengue. Desse total, 35.678 casos foram confirmados para a doença causada pela picada do mosquito Aedes aegypti. No boletim anterior eram 25.265 confirmações.

Minas Gerais registrou 13 mortes em decorrência de Dengue em 2023. Outros 52 óbitos estão sendo investigados. Até a semana passada eram nove mortes e outras 40 em investigação. Quanto à Febre Chikungunya, os casos prováveis saltaram em uma semana de 27.514 para 32.572. Do total 9.306 casos foram confirmados.

Na região Centro-Oeste de Minas Gerais, a cidade de Nova Serrana teve uma disparada nas notificações saltando de 991 para 1.304 casos prováveis de Dengue em uma semana, além de passar de 23 para 46 de Febre Chikungunya e notificar seis casos prováveis de Zika Vírus.

Pará de Minas continua com tendência de alta dos casos prováveis de Dengue e registra 456 notificações prováveis, contra 298 da semana anterior. O município também praticamente dobrou em uma semana os casos prováveis de Febre Chikungunya, passando de 8 para 15 notificações.

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Carlos Roberto Lázaro (Podemos), disse ao Portal GRNEWS, que está preocupado com estes números alarmantes e crescentes a cada semana. Ele convidou Ana Carolina Campolina que é Diretora de Vigilância em Saúde, e a Referência Técnica da Vigilância Epidemiológica do Município Maria de Lourdes Liguori para falar sobre o assunto durante reunião semanal dos vereadores:

Carlos Roberto Lázaro
carlinhos01

O vereador afirma que olha para esse aumento de casos de arboviroses com uma atenção especial, pois perdeu uma irmã vítima de Dengue hemorrágica:

Carlos Roberto Lázaro
carlinhos02

Importante destacar que não cabe somente ao poder público realizar ações de combate ao mosquito transmissor da Dengue e outras doenças. É preciso a cooperação de toda a população, pois é um trabalho de força-tarefa e que depende de todos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!