Vereador diz que melhora da Saúde é real e que em breve começam exames de Endoscopia e Colonoscopia no AME

O prefeito Elias Diniz (PSD) disse ao Portal GRNEWS recentemente que cerca de 80% das consultas médicas com especialistas e exames que a população paraminense realizava até pouco tempo em outras cidades, hoje são realizados no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), no Bairro Senador Valadares.

As pessoas que buscam por esses serviços também declaram que não enfrentam dificuldades para marcar consultas e exames. Citam que procuram as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) perto de suas casas e os profissionais da Atenção Primária as encaminham para o AME, onde o agendamento é feito com rapidez.

A meta da Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, é ampliar cada vez mais os atendimentos de qualidade ofertados aos cidadãos paraminenses usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nesse sentido acatou pedido feito pelo vereador Carlos Roberto Lázaro (Podemos) para ofertar no AME exames de Endoscopia e Colonoscopia. Os equipamentos já foram adquiridos, serão instalados e em breve estarão disponíveis para atender a população. O parlamentar comemora mais estas conquistas para a saúde pública:


Carlos Roberto Lázaro
carlosexames1

O vereador é presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal e sendo detentor de vários mandatos sempre atuou na área de saúde pública. Carlos Roberto Lázaro conhece bem o setor e confirma que a percepção que o povo está tendo sobre a melhoria da Saúde em Pará de Minas é real. Para ele, Wagner Magesty é o melhor secretário de Saúde que Pará de Minas já teve:

Carlos Roberto Lázaro
carlosexames2

Para o secretário municipal de Saúde Wagner Magesty os elogios feitos pelo vereador só aumentam a responsabilidade para que os atendimentos continuem cada vez melhores em Pará de Minas. Também destaca a ação de Carlos Roberto Lázaro e a verba liberada por meio do deputado federal Diego Andrade (PSD) para a compra dos aparelhos para exames de Endoscopia e Colonoscopia no AME:


Wagner Magesty
wagnerexames1

Antes de começar a campanha Outubro Rosa, no final do mês de setembro, o secretário municipal de Saúde Wagner Magesty antecipou ao Portal GRNEWS que Pará de Minas havia zerado a fila de espera por exames de mamografia para prevenir o câncer de mamam.

Também no fim de setembro o prefeito Elias Diniz destacou outra vitória da Saúde ao falar sobre o tema com exclusividade ao Portal GRNEWS. Disse que após intenso trabalho da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o processo de credenciamento do Centro de Excelência em Oftalmologia (CEO) havia recebido parecer favorável com aprovação na Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Minas Gerais, para tratamentos de oftalmologia, através do SUS, na linha de acuidade visual, como glaucoma, transplante de córnea e várias outras cirurgias que se enquadrarem no credenciamento.

Outra boa notícia confirmada ao Portal GRNEWS pelo prefeito Elias Diniz no início de outubro se refere aprovação de projeto por parte da Vigilância Sanitária do Estado de Minas Gerais visando ampliar de 18 para 35 o número de máquinas do Centro de Hemodiálise do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC em Pará de Minas.

Também falou que além de zerar a fila de mamografias, estão sendo negociados convênios com o Hospital Luxemburgo e Instituto Mário Pena para exames e tratamentos para diagnosticar ou tratar o câncer.

Outra negociação aberta pela Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, é com o Laboratório Hermes Pardini. A proposta prevê a coleta do material nas Unidades Básicas de Saúde e disponibilização do resultado direto no celular da pessoa.

Investimentos
O prefeito Elias Diniz afirma que apesar de ser professor, ficou conhecido como prefeito da saúde. E durante audiência pública para prestação de contas do segundo quadrimestre de 2022, realizada no dia 30 de setembro, o secretário municipal de Gestão Fazendária José Leonardo Martins Pinto disse que a afirmação está correta, porque os números comprovam isso.

O secretário lembra que conforme previsto na Constituição Federal o município tem que investir o mínimo de 15% de sua receita na área de saúde pública. Mas em Pará de Minas esse percentual é de 34,14%, mais que o dobro exigido por lei para cuidar da saúde dos paraminenses.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!