GRNEWS TV: Especialista alerta que diagnóstico precoce é essencial no combate ao Ceratocone
Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Dr. Leonardo Torquettti, Oftalmologista do Centro de Excelência em Oftalmologia (CEO Clínica), especialista em córnea, catarata e cirurgia refrativa esclareceu tudo sobre o Ceratocone e como ele afeta a visão das pessoas.
Exames de alta precisão são aliados fundamentais
Embora muitos diagnósticos de Ceratocone ainda ocorram durante consultas de rotina, isso representa um atraso no tratamento. Hoje, com o uso da topografia e da tomografia da córnea, é possível identificar a doença antes mesmo do surgimento de sintomas. Esses exames mapeiam a superfície anterior e posterior da córnea, permitindo detectar alterações iniciais que indicam o início do Ceratocone.
Lente de contato não trata a doença
Durante anos acreditou-se que lentes de contato poderiam conter a progressão do Ceratocone, mas esse conceito foi superado. Atualmente, sabe-se que as lentes apenas ajudam na reabilitação visual, sendo úteis quando a doença está estável ou após procedimentos como implantes ou transplantes. Usá-las como forma de controle da doença pode levar à perda do momento ideal para tratamentos mais eficazes.
Quando o anel é indicado?
O implante de anel intracorneano é recomendado quando o paciente tem baixa visão mesmo com óculos ou lente, ou quando há progressão da doença. Nesses casos, o anel pode evitar a necessidade de um transplante.
Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.


