GRNEWS TV: CCZ reforça ações contra zoonoses e alerta para aumento de casos em Pará de Minas

Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Oscar Leitão, médico-veterinário e Referência Técnica do Centro de Controle de Zoonoses São Francisco de Assis (CCZ), falou sobre vacinação antirrábica, leishmaniose, esporotricose, animais sinantrópicos e guarda responsável.

Doenças sob vigilância constante
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Pará de Minas tem intensificado o monitoramento e o combate às principais doenças que podem ser transmitidas entre animais e humanos. Segundo o médico-veterinário e referência técnica do órgão, Oscar Leitão, as zoonoses mais frequentes no município são a leishmaniose visceral canina, a esporotricose e a raiva. Além dessas, também são observadas ocorrências de leptospirose e febre maculosa, que demandam ações conjuntas com a Vigilância Epidemiológica.

Leishmaniose e esporotricose preocupam mais
Pará de Minas está localizada em área endêmica de leishmaniose visceral, exigindo atenção contínua e levantamentos epidemiológicos realizados por amostragem para avaliar o índice da doença. A esporotricose, antes rara, tem apresentado crescimento nos últimos anos, especialmente entre os gatos, que desenvolvem feridas e podem transmitir o fungo aos humanos.

Raiva e os diferentes ciclos de transmissão
Outra zoonose que exige vigilância é a raiva, que circula em três ciclos: silvestre, mantido por morcegos; rural, que atinge bovinos e equinos; e urbano, envolvendo cães e gatos. A vacinação animal é a principal forma de interromper a disseminação do vírus e evitar que o ciclo silvestre alcance áreas habitadas. As ações preventivas do CCZ têm papel essencial para garantir a saúde pública e o equilíbrio ambiental no município.

Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!