GRNEWS TV: Projeto que propõe o fim da escala de trabalho 6×1 continua em discussão no Congresso Nacional

Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Fausto José Conceição Abreu, presidente do Sindicato dos Comerciários de Pará de Minas (Sindcomerciários), falou sobre a expectativa de abertura de vagas temporárias no comércio, convenção coletiva e outros temas.

Mudança pode alterar rotina de milhões de trabalhadores
O debate sobre o fim da escala 6×1, em que o trabalhador atua seis dias e folga apenas um, voltou a ganhar força no Congresso Nacional, com a aprovação da admissibilidade da matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A proposta, que vem sendo discutida desde o ano passado, tem apoio de parte da base governista e de entidades sindicais, entre elas o Sindicato dos Comerciários de Pará de Minas. Para Fausto José Conceição Abreu, a medida busca oferecer mais equilíbrio entre vida profissional e familiar, já que muitos empregados — principalmente no comércio e supermercados — trabalham aos domingos, o que dificulta a convivência com a família.

Expectativa de avanço em Brasília
O tema, defendido por parlamentares como a deputada Érica Hilton e o senador Paulo Paim, já passou por comissões e aguarda inclusão na pauta de votação. Segundo Fausto José Conceição Abreu, há possibilidade de que o texto avance ainda este ano. Um ponto a ser avaliado nesse sentido, é que o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, tenta destravar projetos de interesse popular para recuperar apoio político.

Impactos no comércio e novos formatos
Fausto José Conceição Abreu acredita que a mudança não prejudicará o funcionamento do comércio, já que muitos estabelecimentos já adotam escalas alternadas. Ele acredita que o modelo 5×2 seria mais equilibrado, sem comprometer a produtividade, podendo inclusive abrir novas vagas. “Será uma evolução natural e justa para o trabalhador”, conclui.

Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!