Juros do rotativo do cartão de crédito atingem 449,9% ao ano, diz BC

As taxas de juros médias cobradas no Brasil pelas operadoras de cartão de crédito rotativo registraram um aumento em maio, enquanto as do cheque especial e do crédito consignado tiveram uma redução. Os dados foram divulgados na sexta-feira (27) pelo Banco Central (BC) nas Estatísticas Monetárias e de Crédito.

Segundo o BC, em maio, os juros médios do cartão de crédito rotativo alcançaram 449,9% ao ano, um acréscimo de 5,7 pontos percentuais (p.p.) em relação a abril, quando a taxa estava em 444,2%. O rotativo é acionado quando o valor total da fatura do cartão não é quitado até a data de vencimento, obrigando o cliente a parcelar o débito.

Por outro lado, os juros médios cobrados pelo cheque especial apresentaram uma leve queda, situando-se em 134,7% ao ano em maio. Em abril, a taxa era de 137,4%, ou seja, 2,7 p.p. acima do valor observado em maio.

Consignado: taxas variam conforme o público
A modalidade de crédito consignado, bastante utilizada pelos brasileiros, registrou uma diminuição de 0,4 p.p. em maio, na comparação com o mês anterior, atingindo 26,5% (considerando o consignado total).

No detalhe, para o consignado na folha de pagamento de servidores públicos – modalidade mais vantajosa devido às garantias da estabilidade no emprego –, os juros cobrados em maio foram de 24,8% ao ano. Já para os trabalhadores do setor privado, o percentual é significativamente maior, chegando a 55,6% ao ano.

Para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os juros do consignado em maio foram de 24,3%. Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!