Oficina ensina técnicas para confeccionar tapetes processionais para a celebração da festa de Corpus Christi

Com a proximidade da celebração da festa de Corpus Christi, os preparativos se intensificam. Para manter viva a tradição dos tapetes processionais, que são confeccionados para enfeitar as ruas, foi realizada uma oficina para ensinar novas técnicas que podem facilitar e embelezar o trabalho.

A oficina de tapete processual foi ministrada pelo artista João Batista Leite, no salão da Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no Bairro Providência. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, através da Escola Municipal de Artes e Ofícios Raimundo Nogueira de Faria (Sica) teve o objetivo de capacitar voluntários das seis paróquias de Pará de Minas para a preparação da procissão de Corpus Christi.

O diretor da Escola de Artes e Ofícios, Samuel Lopes, lembra que esta oficina é realizada a cada ano antes da celebração de Corpus Christi, para que no dia tudo possa ser preparado em harmonia:

Samuel Lopes
samuel01

O município reconhece essa tradição como algo importante, que jamais pode acabar, uma manifestação da fé através da arte. Durante o curso foi repassado, como pode ser feito um tapete ainda mais bonito e organizado, tornando um único tapete.

O artista João Batista Leite, falou sobre os materiais que são utilizados durante o curso e também poderão ser aplicados no dia da confecção do tapete que será no dia 08 de junho, Dia de Corpus Christi:

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pará de Minas / Divulgação

 João Batista Leite
João Batista

Esta é a segunda vez que Gilmar Domingos Teixeira participa do curso, ele afirma que gosta de participar e manter viva essa tradição em Pará de Minas, que tem passado por várias gerações:

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pará de Minas / Divulgação

Gilmar Domingos Teixeira
Gilmar

O tapete terá mais de 2 quilômetros de confecção, que é divido entre as paróquias. Uma metragem de aproximadamente 400 metros serão direcionados para cada paróquia, dessa forma o trabalho fica distribuído não sobrecarregando nenhuma delas.

Os tapetes processionais de Corpus Christi são declarados patrimônio imaterial do município de Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!