Academia de Letras de Pará de Minas lança edital e abre cinco vagas para membros efetivos
A Academia de Letras de Pará de Minas abriu edital para a ocupação de cinco vagas para acadêmicos efetivos. Pela sua última modificação no Estatuto, realizada este ano, a ALPM possui agora 40 cadeiras, que serão progressivamente preenchidas. Hoje conta com 16 membros efetivos. A submissão das candidaturas deverá ser feita até 30 de dezembro de 2024, com envio da documentação requerida entregue presencialmente ou por via postal. Como o Estatuto dispõe que, dos acadêmicos efetivos, pelo menos setenta por cento deverão residir em Pará de Minas e considerando que o quadro atual não contempla tal porcentagem, somente serão aceitas para essas vagas candidaturas de pessoas residentes na cidade.
Para compor os quadros da Academia, são elegíveis brasileiros natos ou naturalizados que tenham publicado obra de reconhecido mérito em qualquer gênero literário ou de valor acadêmico em meio físico ou digital. Também podem ser aceitas pessoas com trabalho consistente e comprovado, de reconhecido mérito, em áreas artísticas e culturais, que inequivocadamente envolvam a escrita, com no mínimo dez anos de atuação na área, tais como escrita de dramaturgia e roteiros de cinema, de letras de música e de trabalhos de pesquisa histórica e documental.
As pessoas aprovadas ocuparão as seguintes cadeiras:
- Cadeira n.º 9 – Patrona: Cora Coralina
- Cadeira n.º 11 – Patrono: José Gastão Machado
- Cadeira n.º 16 – Patrono: José Augusto Correia de Miranda
- Cadeira n.º 20 – Patrono: Darcy Ribeiro
- Cadeira n.º 21 – Patrono: Oswaldo França Júnior
As informações regulamentares e o edital estão publicados no site da Academia de Letras, onde também se pode consultar o Estatuto e o Regimento Interno da entidade. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail alparademinas@gmail.com. As informações são da Academia de Letras de Pará de Minas.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.