Frutas do Cerrado impulsionam economia de comunidade no Norte de Minas

Com o suporte da Emater-MG, a comunidade de Gerais Velho, localizada em Ubaí, no norte de Minas, transformou a produção de polpas de frutas do Cerrado em uma próspera atividade comercial. A Unidade de Processamento de Polpa de Frutas do Cerrado, criada há 15 anos, expandiu seus mercados desde 2023, após obter o registro no Ministério da Agricultura, com o apoio técnico da Emater-MG.

Iniciativa e crescimento
A unidade de processamento pertence à Associação Quilombola de Gerais, composta por 65 agricultores familiares. Em 2010, a associação recebeu um projeto para beneficiamento de frutas e derivados do leite, mas a expansão dependia da obtenção do Serviço de Inspeção Federal (SIF), do Ministério da Agricultura.

Adequações e boas práticas
Para obter o selo, foram necessárias adequações na estrutura e organização. A associação contratou uma responsável técnica, que solicitou o apoio da Emater-MG para habilitar a unidade. A Emater-MG orientou o grupo a adotar as regras do Manual de Boas Práticas de Fabricação. Rótulos foram criados para as polpas de acerola, manga, cajá, tamarindo, jenipapo, goiaba, maracujá e umbu.

Mercado institucional e expansão
A equipe da Emater-MG organizou reuniões com gestores escolares para comercializar a produção das polpas através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Em 2024, foram vendidos 1,7 mil quilos de polpas nas escolas estaduais e 500 quilos nas municipais. Há planos para montar um viveiro de mudas para expandir a iniciativa. Em 2025, a associação tem feito entregas em escolas estaduais do município e de Brasília de Minas, com apoio da Emater-MG para expandir ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Novos mercados
O presidente da Associação Quilombola de Gerais, Xisto Martins Pereira, expressou o desejo de abrir novos mercados e ampliar a produção. Com informações da Agência Minas

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!