Com casos em alta Pará de Minas libera realização de eventos na onda de mudanças do Minas Consciente

A partir de sábado, 30 de janeiro, Pará de Minas fica enquadrada na onda Amarela do plano Minas Consciente. A recomendação estadual foi divulgada na manhã desta quinta-feira (28), dia em que Minas Gerais bateu recorde de mortes em decorrência do novo coronavírus. Foram 216 óbitos confirmados em apenas 24 horas, o maior número desde o início da pandemia.

Em Pará de Minas os números também crescem assustadoramente. São quase 10 mil casos suspeitos, cerca de 1.900 confirmados e 42 mortes desde o início da pandemia. Outra morte suspeita está sendo investigada.

A cidade, que aderiu ao Minas Consciente em julho, mas preferiu não seguir as recomendações estaduais, ficou por 15 dias na onda Vermelha, fase mais restritiva do plano, onde só serviços essenciais poderiam funcionar, e mesmo assim Pará de Minas desrespeitou mais uma vez o que determina o plano e manteve tudo aberto. Até os bares, lanchonetes e restaurantes que deveriam fechar as 21 horas continuaram até muito além desse horário. A reportagem do Portal GRNEWS constatou no sábado (23), por volta das 22 horas, no centro comercial do bairro São Luiz, que bares e lanchonetes continuavam abertos normalmente, um deles lotado e com fila na porta para entrar, e não havia no momento nenhuma fiscalização por parte da prefeitura. Para muito as restrições e a fiscalização citadas nos decretos só ficaram no papel, na prática não funcionaram. Representantes da própria prefeitura admitem publicamente que o município não tem fiscais para cumprir o que determina os decretos. Até então os eventos também  estavam cancelados.

Já a partir desta semana, devido ao avanço para onda Amarela e também às mudanças na onda vermelha do Minas Consciente, só as escolas continuam fechadas.


O procurador-geral do Município Hernando Fernandes da Silva esclarece as mudanças realizadas no Minas Consciente que autorizam o comércio a funcionar em todas as três ondas:

Hernando Fernandes da Silva
hernanfernanondamar1

Mesmo com casos em alta e número crescente de mortes causadas por Covid-19, Pará de Minas libera a realização de eventos nas três ondas, porém, com regras diferentes em cada fase do Minas Consciente:

Hernando Fernandes da Silva
hernanfernanondamar2

Em relação ao retorno das atividades escolares, um grupo de trabalho foi montado no Estado e as recomendações serão diferentes do Minas Consciente. Ou seja, por enquanto, nada definido e nenhuma previsão de como iniciará o ano letivo em Minas Gerais:

Hernando Fernandes da Silva
hernanfernanondamar3

Hernando Fernandes da Silva ressalta que o Estado também não decretará ponto facultativo no Carnaval deste ano, assim como fez Pará de Minas:

Hernando Fernandes
hernanfernanondamar4

Com as mudanças do Minas Consciente, restaurantes não podem funcionar como self-service nas ondas Vermelha e Amarela, incluindo padarias e similares. Estes estabelecimentos também devem optar por servir os clientes em copos descartáveis.

Já os bares que possuem entretenimento devem seguir as diretrizes para eventos. E serviços de entretenimento simplificados como voz e violão, o famoso show acústico, não são enquadrados como eventos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!