Cidade cinzenta e enfumaçada: incêndios florestais mudam a paisagem de Pará de Minas e Bombeiros intensificam o combate

Esta época do ano caracterizada tradicionalmente por tempo seco e baixa umidade do ar na região de Pará de Minas. O cenário também é propício para a ocorrência de incêndios florestais.

Por mais que o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) faça alertas preventivos para que ninguém ateie fogo na vegetação, os focos de incêndio se propagam em larga escala. Muitas vezes, o efetivo da corporação tem que priorizar algum combate, em detrimento de outras áreas incendiadas.

Além dos danos ambientais a fauna e a flora, a fumaça e a fuligem resultantes dos incêndios florestais provocam sérios problemas de saúde ou agravam as doenças já existentes.


Recentemente, quem observa o Município de Pará de Minas de uma região mais alta, nota que a cidade está cinzenta e muito enfumaçada. Tudo por causa das queimadas provocadas na cidade e também devido a poluição que vem de outras regiões que enfrentam o mesmo problema.

O Tenente Roger Cornélio, Comandante do 1º Pelotão da 2ª Companhia do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, sediado em Pará de Minas, afirma que o período prolongado de seca contribui para agravar a situação e cita as áreas mapeadas com maior incidência de focos de incêndio no município:

Roger Cornélio
incendioroger1


O militar do Corpo de Bombeiros reforça que o ato de provocar incêndio florestal é crime ambiental passível de penalização pesada prevista na legislação. Também avalia que acidentes com animais nas rodovias podem estar relacionados aos incêndios florestais:

Roger Cornélio
incendioroger2

Como o número focos de incêndios em Pará de Minas está bastante elevado, ele afirma que em determinados momentos é preciso dar prioridade as ocorrências para socorrer pessoas que precisam atendimentos de saúde, para depois retomar a ação de combate ao fogo:

Roger Cornélio
incendioroger3


Em caso de necessidade, as pessoas podem acionar as equipes do 1º Pelotão da 2ª Companhia do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, sediado em Pará de Minas, através do telefone 193.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!