Edital 2 do “Enem dos Concursos”: Governo anuncia blocos temáticos e banca organizadora
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou, ontem (26), a distribuição detalhada dos cargos e especialidades nos nove blocos temáticos da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Essa medida visa simplificar a escolha dos candidatos no momento da inscrição. A pasta também confirmou que o edital oficial, contendo as regras e os prazos do certame, será publicado na próxima semana. A expectativa é que as inscrições sejam abertas a partir da segunda quinzena de julho.
Estrutura e oportunidades do CPNU 2
Conhecido como o “Enem dos Concursos”, o certame oferecerá um total de 3.652 vagas para 36 órgãos federais. Deste montante, 3.144 vagas são para cargos de nível superior e 508 para nível intermediário. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) será a banca examinadora responsável pela organização.
O modelo de agrupamento por blocos temáticos, já utilizado na primeira edição do concurso (que teve oito blocos em 2024), organiza os cargos por áreas de atuação semelhantes dentro do Executivo federal. Isso permite que os candidatos escolham o bloco mais alinhado ao seu perfil, aumentando as chances de aprovação e promovendo um melhor alinhamento entre os aprovados e as políticas públicas.
Dentro de um mesmo bloco, o candidato poderá se inscrever para múltiplos cargos e definir sua ordem de preferência em caso de aprovação.
Os nove blocos temáticos do CPNU 2 são:
Seguridade social: Saúde, assistência social e previdência
Cultura e educação
Ciências, dados e tecnologia
Engenharias e arquitetura
Administração
Desenvolvimento socioeconômico
Justiça e defesa
Intermediário – saúde
Intermediário – regulação
Cronograma das provas e resultados
As provas do CPNU 2 serão realizadas em duas etapas, abrangendo 228 municípios em todas as regiões do país, com distância máxima de 100 quilômetros da residência do candidato.
As provas objetivas para todos os cargos estão agendadas para 5 de outubro. Somente os aprovados nessa primeira fase serão convocados para a prova discursiva da segunda fase, que ocorrerá em 7 de dezembro. Para alguns cargos específicos, haverá também avaliação de títulos. O resultado final, com os nomes dos aprovados, será divulgado em fevereiro de 2026.
Para acesso a todas as informações oficiais sobre o CPNU 2025, o Ministério da Gestão disponibilizou um site que deve ser a principal fonte de consulta para os candidatos. Com informações da Agência Brasil


