Correios realizarão atendimento a aposentados e pensionistas sobre descontos indevidos

A partir da próxima sexta-feira, 30 de maio, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão um novo canal para verificar a existência de descontos associativos não autorizados em seus benefícios: as agências dos Correios. Essa iniciativa, fruto de uma colaboração entre a Previdência Social e os Correios, visa proporcionar atendimento presencial e acolhedor, especialmente para aqueles que têm dificuldade com os meios digitais.
Ao todo, 4.730 agências dos Correios em todo o país estarão habilitadas para esse tipo de consulta. Para encontrar a unidade mais próxima, os interessados podem acessar o site dos Correios ou ligar para a Central 135.
Para quem é o atendimento presencial?
Este novo serviço é ideal para quem prefere tirar dúvidas pessoalmente, tem pouca familiaridade com a internet ou o telefone. Contudo, é importante ressaltar que os canais prioritários para consulta continuam sendo o Aplicativo Meu INSS, o site do INSS e a Central 135. Se a consulta já foi realizada por um desses meios, não há necessidade de se dirigir a uma agência dos Correios.
Documentos necessários e representação legal
Para ser atendido nas agências dos Correios, o beneficiário precisa levar apenas um documento de identificação oficial. Não é preciso apresentar extrato, contracheque ou comprovante de inscrição.
Caso o beneficiário esteja impossibilitado de comparecer, um representante legal poderá fazê-lo, desde que apresente uma procuração legal autenticada. Nesse caso, o acesso será restrito à consulta, sem a possibilidade de realizar alterações cadastrais.
Como funciona o atendimento nos Correios?
O atendimento será realizado por meio de uma plataforma eletrônica segura, independente da base de dados previdenciária. Nas agências participantes, aposentados e pensionistas poderão:
Consultar se houve algum desconto não autorizado no benefício.
Requerer a contestação de descontos não autorizados.
Reconhecer a autorização de algum desconto.
Consultar o resultado da contestação (após 15 dias úteis).
Analisar e contestar a documentação apresentada pela associação.
Imprimir um protocolo com orientações para acesso via 135 e Meu INSS.
Todo o serviço é gratuito, e o atendimento será feito por equipes treinadas, com prioridade garantida aos aposentados e pensionistas através de sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos.
INSS e Correios planejam abrangência total
O Governo Federal e os Correios estão empenhados em levar esse atendimento a locais mais distantes por meio de ações itinerantes e busca ativa, garantindo que nenhum beneficiário fique desassistido.
Alerta importante sobre golpes!
É crucial estar atento a possíveis golpes: ninguém do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até a casa dos beneficiários. Qualquer pessoa que se apresente como representante do INSS ou dos Correios em domicílio deve ser considerada uma tentativa de golpe.
Os canais oficiais para atendimento e informação são:
Aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS).
Site do INSS.
Central 135.
A partir de 30 de maio, as agências dos Correios.
Reembolso de descontos de abril continua
Vale lembrar que todos os aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos de mensalidade associativa na folha de pagamentos de abril estão recebendo os valores de volta desde 26 de maio. O montante total a ser reembolsado é de R$ 292 milhões. A devolução está sendo feita junto com o pagamento regular dos benefícios, seguindo um cronograma que vai até 6 de junho, sem que o beneficiário precise tomar qualquer providência. Os descontos foram retidos pelo INSS e não repassados às entidades.
Em caso de dúvidas, sempre procure os canais oficiais antes de tomar qualquer decisão. Com informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República do Brasil.