Triturador de entulho pode reduzir impacto ambiental e amenizar a falta de cascalho para a manutenção de estradas rurais em Pará de Minas

A população que reside ou trafega com frequência pelas estradas de acesso as comunidades rurais de Pará de Minas sempre cobram melhorias. Em época de tempo seco, a poeira é um problema e no período chuvoso a lama e o excesso de buracos complicam a vida dos usuários dessas estradas vicinais e causam danos nos veículos.
As estradas rurais também precisam estar em bom estado de conservação para facilitar o escoamento da produção do agronegócio, uma vez que este setor representa cerca de 60% da receita do Município de Pará de Minas.
No ano de 2023, o ex-prefeito Elias Diniz pediu e a Câmara Municipal autorizou que a prefeitura contraísse um empréstimo de R$ 60 milhões para obras de infraestrutura, boa parte desse dinheiro seria para a pavimentação asfáltica das estradas rurais.
Algumas comunidades já foram contempladas, outras previstas no projeto ainda não. Com a mudança da gestão municipal não se sabe se estas obras terão continuidade em benefício das pessoas que vivem ou trabalham na área rural de Pará de Minas.
O vice-prefeito Luiz Fernando de Lima (Cidadania) disse ao Portal GRNEWS que o prefeito Inácio Franco (PL) ainda está analisando sobre a sequência ou não do asfaltamento rural e as outras aprovadas. Já o presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal, Délio Alves Ferreira (PL), também falou sobre o assunto ao Portal GRNEWS e disse acreditar que o empréstimo não será de R$ 60 milhões e que esta gestão arcará somente com os custos das obras que já foram licitadas e não usará o restante dos recursos. Mas a decisão final será do prefeito.
Fato é, que de acordo com a Prefeitura de Pará de Minas o município tem aproximadamente 1.800 quilômetros de estradas rurais e que precisam de manutenção constante, exigindo alto investimento de milhões de reais do poder público municipal até a próxima chuva e o surgimento de estragos em todas as vias rurais.
Para realizar este serviço, a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura necessita de muito cascalho, material que está cada vez mais escasso na região.
Diante disso, o vereador Leandro Guimarães Vieira (PL) sugeriu durante pronunciamento na Câmara Municipal em 21 de janeiro de 2025, que o município avaliasse a possibilidade de adquirir um triturador de entulhos, como restos de materiais de construção. Dessa forma, o descarte causaria menos impacto ambiental e amenizaria o problema da falta de cascalho para manter as estradas rurais:
Leandro Guimarães Vieira
O vereador Leandro Guimarães Vieira também confirmou ao Portal GRNEWS que nos próximos dias se reunirá com o secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, André Lara, para tratar dessa sugestão de compra de um triturador.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.