Saúde nos Bairros amplia cuidados, reforça prevenção, atualiza cartão de vacina, combate à dengue e imuniza pets contra a raiva no Santos Dumont

O bairro Santos Dumont e regiões vizinhas recebem neste sábado a 2ª edição do Saúde nos Bairros, iniciativa da Prefeitura de Pará de Minas que leva serviços de saúde, orientações e ações preventivas diretamente às comunidades. O evento será realizado na quadra poliesportiva da Rua Waldemar de Oliveira e integra também as mobilizações do Dia D de Combate à Dengue, reforçando cuidados essenciais antes do período chuvoso.

Atenção Primária e Vigilância em Saúde unidas pela prevenção
A gerente de Atenção Primária, Mary Campos, explica que o projeto consolida um trabalho contínuo de aproximação com a comunidade. O objetivo é integrar as equipes de Vigilância em Saúde e Atenção Primária, oferecendo um conjunto de ações que vai desde a atualização do cartão vacinal até práticas corporais, orientações preventivas, terapias complementares e suporte social:

Mary Campos
sbmary1

Divulgação/Prefeitura de Pará de Minas

Para Mary Campos, o Saúde nos Bairros reforça a ideia de que o cuidado vai além das consultas e exames, enfatizando a importância de prevenção e educação em saúde:

Mary Campos
sbmary2

Vigilância amplia ações e reforça combate às endemias
O coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, Douglas Duarte, destaca que o evento possibilita apresentar à população o amplo trabalho da Vigilância — que envolve imunização, controle de vetores, zoonoses, prevenção de acidentes com escorpiões e divulgação de práticas seguras. Ele lembra que será uma oportunidade para atualizar o cartão de vacinação de crianças e adultos que estiverem com doses atrasadas:

Douglas Duarte
sbdouglas1

Divulgação/Prefeitura de Pará de Minas

Douglas ressalta ainda que o evento é fundamental no contexto do Dia D de Combate à Dengue, trazendo orientações sobre eliminação de criadouros, riscos no período chuvoso e cuidados com imóveis fechados. Mesmo com a atual baixa incidência de dengue, chikungunya e zika no município, a intensificação do trabalho agora é crucial para evitar aumento de casos no verão:

Douglas Duarte
sbdouglas2

Vacinação antirrábica de cães e gatos será um dos destaques
Durante o evento, também será oferecida vacinação antirrábica para cães e gatos, reforçando a prevenção contra a raiva — doença fatal que ameaça não apenas os animais, mas também a saúde humana.

O médico veterinário Oscar Leitão, referência técnica do Centro de Controle de Zoonoses São Francisco de Assis (CCZ), lembra que muitos tutores não conseguiram vacinar seus pets durante a campanha realizada este ano com sucesso, e o Saúde nos Bairros será uma ótima oportunidade para regularizar a imunização. O serviço é gratuito, aberto ao público e fundamental para manter o município protegido contra a doença.

Além da vacinação, haverá também testagem de animais para verificação de suspeitas, conforme destacado por Douglas Duarte.

Evento acessível para todos os moradores da cidade
Embora sediado no Santos Dumont, a programação é aberta a toda a população de Pará de Minas. Quem estiver com o cartão de vacina desatualizado — seja de adulto, criança ou animal — poderá colocar tudo em dia no local. O objetivo é facilitar o acesso, ampliar a prevenção e aproximar cada vez mais os serviços do cotidiano das famílias.

Assim, o Saúde nos Bairros se firma como uma iniciativa estratégica que une promoção de saúde, educação, prevenção e cuidado contínuo em um só espaço.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!