Eduardo Barbosa debate prioridades da Assistência Social com o Congemas

Como presidente da Subcomissão Permanente de Assistência Social, o deputado federal Eduardo Barbosa reuniu-se na terça-feira (21) com representantes do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) para tratar do Plano de Trabalho da Subcomissão Permanente de Assistência Social.

O vice-presidente do Congemas, José Ferreira da Crus, levou ao deputado a preocupação do colegiado em relação à recomposição do orçamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para 2019 e ainda sugeriu à Subcomissão um debate sobre a situação dos imigrantes e o impacto da imigração estrangeira nas políticas públicas brasileiras.

 “A Região Norte é a mais afetada pela questão da imigração e a área da assistência social está com grandes dificuldades de atender essa demanda, visto que, por dia, cerca de 800 imigrantes entram no Brasil pela fronteira dessa região”, afirmou José Ferreira da Crus.

Outro público que precisa de uma atenção especial, de acordo com o representante do Congemas, é o que foi atingido pelo rompimento, de barragens, pois essas pessoas perderam todos os seus pertences e precisam ser atendidas pela assistência social.

Eduardo Barbosa afirmou que a Subcomissão vai tratar da questão dos imigrantes e dos atingidos por barragens na audiência pública que vai realizar para debater a Política de Assistência Social no Brasil com a presença do Congemas, do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas), do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania.

O Congemas ainda levou o convite para o presidente da Subcomissão participarem do XXI Encontro Nacional do Congemas, que será realizado de 07 a 09 de Agosto de 2019 na cidade de Belém/PA e terá como tema: “Os Desafios da Proteção Socioassistencial em Contexto de Restrição Fiscal”.

Estiveram presentes à reunião deputados membros da Subcomissão Permanente de Assistência Social, a secretária do Congemas, Eldilene Alves, e a vice-presidente do Coegemas do Mato Grosso do Sul – representando a região Centro-Oeste –  Rosane Mocelin.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!