Prefeitura de Pará de Minas continua aguardando parecer do TCE sobre licitação do transporte coletivo

Há anos os paraminenses reclamam do serviço oferecido pela Transporte Urbano Rodoviário e Intermunicipal Ltda. (Turi). É passagem cara, ônibus antigos, falta de educação de alguns motoristas e atraso das linhas. Muitos questionam o motivo da empresa ainda não ter saído de Pará de Minas, outros defendem que ela não pode melhorar o serviço, pois não tem contrato com o Município.

Após muitos questionamentos e até os funcionários da empresa entrarem em greve em abril deste ano, as negociações continuaram difíceis. A Prefeitura divulgou em maio o edital para licitar uma empresa responsável pelo transporte coletivo na cidade.

As exigências eram muitas e a concessionária responsável terá que preencher vários requisitos, como ter frota com veículos novos, identificados e não podem ter mais de 12 anos de uso; a empresa deverá implantar o Programa de Avaliação da Qualidade dos Serviços e ainda câmeras, GPRS, vigilância monitorada, aplicativos e wi-fi nos ônibus. Além da bilhetagem eletrônica, que também é exigida.

A Turi, atual responsável pelo transporte coletivo urbano em Pará de Minas, foi a única a apresentar proposta e segundo informações obtidas pelo Portal GRNEWS tudo estava de acordo com os pedidos do edital.

Porém, no dia 17 de junho, a Divisão de Licitações da Prefeitura publicou um aviso de termo de suspensão a concorrência. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Minas Gerais suspendeu a licitação a pedido de uma empresa que sequer participou do certame. A alegação é que um dos itens do edital não estava correto.

À época o prefeito Elias Diniz (PSD) disse que o edital seria refeito para lançar novamente a licitação.

Já no final de julho a Prefeitura garantiu que havia entregue toda a documentação ao TCE e aguardava um posicionamento. O que ainda acontece, como conta o prefeito Elias Diniz:


Elias Diniz
eliasdiniztceturi1

O prefeito sabe das dificuldades de uma empresa sem contrato operar no município e não poder investir. Acredita que em breve o TCE dê as respostas e a licitação seja homologada:

Elias Diniz
eliasdiniztceturi2

Portanto nova licitação está descartada. Caso o TCE dê como aprovada a documentação enviada, a Turi é a vencedora do certame e continuará operando no município.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!