Escalada no Oriente Médio: Irã ataca base dos EUA no Catar em retaliação a bombardeios nucleares
As Forças Armadas do Irã lançaram um ataque contra a base militar norte-americana de Al-Udeid, no Catar. A ação, inicialmente divulgada pelas agências iranianas Fars News e IRNA News, foi confirmada pelo governo do Catar, que condenou o ocorrido, mas assegurou ter interceptado os mísseis sem registrar vítimas.
O ataque iraniano é uma resposta direta aos bombardeios realizados pelos Estados Unidos no sábado (21) contra três instalações nucleares iranianas: Fordow, Natanz e Esfahan. Em comunicado, o Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã declarou: “Em resposta à ação agressiva e descarada dos Estados Unidos contra as instalações e instalações nucleares do Irã, as poderosas forças armadas da República Islâmica do Irã destruíram a base aérea americana em Al-Udeid, no Catar”.
Segundo o informe iraniano, o número de mísseis utilizados no ataque seria equivalente ao número de bombas que os EUA usaram nas instalações nucleares do Irã. O alvo estava localizado longe das áreas urbanas do Catar. O governo iraniano também fez questão de ressaltar que a ação “não representa nenhuma ameaça ao nosso país amigo e irmão, o Catar, e ao seu nobre povo e a República Islâmica do Irã permanece comprometida em manter e dar continuidade às relações calorosas e históricas com o Catar”.
A emissora catari Al-Jazeera confirmou que foram ouvidas explosões e vistos sinalizadores sobre os céus de Doha, a capital do Catar, que já havia informado o fechamento de seu espaço aéreo. Al-Udeid é a maior base militar dos EUA no Oriente Médio, estabelecida em 1996 e que abriga cerca de 10 mil funcionários, entre civis e militares.
Condenação e resposta do Catar
O ministro das Relações Exteriores do Catar, Majed Al Ansari, condenou veementemente os ataques iranianos, afirmando que a ação violou a soberania do país. “Afirmamos que o Catar se reserva o direito de responder diretamente de maneira equivalente à natureza e à escala desta agressão descarada, em conformidade com o direito internacional”, declarou Majed.
O chanceler catari informou ainda que o ataque foi frustrado pelas defesas aéreas do Catar e que o pessoal da base já havia sido evacuado preventivamente. “A base havia sido evacuada anteriormente, seguindo as medidas de segurança e precaução estabelecidas, dadas as tensões na região. Todas as medidas necessárias foram tomadas para garantir a segurança do pessoal na base, incluindo membros das Forças Armadas do Catar, forças amigas e outros. Confirmamos que não houve feridos ou vítimas no ataque”, acrescentou.
O pano de fundo do conflito
A escalada atual do conflito no Oriente Médio começou no último dia 13, quando Israel lançou um ataque surpresa contra o Irã, acusando o país de estar próximo de desenvolver uma arma nuclear. No sábado (21), os Estados Unidos intensificaram a situação ao atacar três usinas nucleares iranianas: Fordow, Natanz e Esfahan.
O Irã, por sua vez, reitera que seu programa nuclear tem fins exclusivamente pacíficos e afirma que estava em negociação com os Estados Unidos para garantir o cumprimento do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, do qual é signatário. Contudo, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) tem acusado o Irã de não cumprir todas as suas obrigações, embora reconheça não ter provas de que o país esteja construindo uma bomba atômica. O Irã, por sua vez, acusa a AIEA de agir por “motivações políticas” e de ser influenciada por potências ocidentais como EUA, França e Grã-Bretanha, que apoiam Israel no conflito contra Teerã.
Em março, a Inteligência dos Estados Unidos havia afirmado que o Irã não estava desenvolvendo armas nucleares, uma informação que agora é questionada pelo próprio presidente Donald Trump. É importante notar que, embora Israel não aceite que Teerã possua armas nucleares, diversas fontes históricas indicam que o próprio país mantém um extenso programa nuclear secreto desde a década de 1950, que teria desenvolvido pelo menos 90 ogivas atômicas. Com informações da Agência Brasil


