Prefeito faz nova promessa de publicar edital do transporte coletivo na próxima semana

No dia 13 de fevereiro de 2019 a prefeitura de Pará de Minas publicou o Decreto Municipal 10.672/2019 que trata da concessão dos serviços de transporte coletivo urbano de passageiros.

O documento marcou o reinício do processo de licitação para contratar empresa que explorará o transporte municipal pelos próximos 15 anos.

Desde setembro de 2017, a Turi opera no município sem contrato. E são muitas as reclamações dos usuários, desde estrutura dos coletivos à atrasos nos horários e grosserias por parte dos funcionários da empresa.

Com a licitação a expectativa é mudar esta situação. No edital há vários critérios que a empresa vencedora deverá cumprir como modernização e ampliação na frota, tarifa única para o sistema urbano, criação de central de atendimento ao usuário, bilhetagem, central de controle e implantação de uma garagem.

Ainda em fevereiro deste ano, mas precisamente no dia 18, o procurador-geral do Município e secretário municipal de Desenvolvimento Urbano Júlio César Oliveira, disse ao Portal GRNEWS que o edital seria publicado em 10 dias. E como todos sabem, até agora nada.

A Turi, que continua prestando o serviço no município, é motivo de reclamação por parte dos usuários e dos próprios funcionários que estão insatisfeitos e fizeram no dia nove de abril uma paralisação total das atividades. Eles reivindicaram melhores condições de trabalho, salário compatível com a função e um acordo com o Sindicato que representa a classe.

O prefeito Elias Diniz (PSD) se manifestou novamente sobre a licitação do transporte coletivo urbano. Ele classificou o transporte público municipal como desafio e garantiu que o edital está pronto e até setembro o processo deve ser concluído:

Elias Diniz
eliasdiniztransporte1


O prefeito explicou os próximos passos do processo licitatório. Até na próxima semana deve ser publicado. Além disso, citou algumas condições que constam no edital, como wi-fi nos ônibus e a possibilidade do usuário acompanhar o trajeto através de um aplicativo para celular:

Elias Diniz
eliasdiniztransporte2

Estas novidades tecnológicas pretendem atrair os usuários. É que segundo o prefeito os paraminenses têm utilizado suas motos e carros deixando de lado o transporte público.

Ele cita ainda a Guarda Municipal que deve ser implantada no próximo semestre, de acordo com as estimativas da administração. Com isso, o sistema de cobrança de estacionamento Faixa Azul retornará e os motoristas terão que pagar para deixar os veículos no centro da cidade:

Elias Diniz
eliasdiniztransporte3

Ainda segundo prefeito Elias Diniz, o edital irá contemplar veículos que tenham condições de trabalhar energia alternativa. Exemplo do micro-ônibus que o chefe do Poder Executivo Municipal trouxe em novembro de 2017 para testes em Pará de Minas.

O veículo, segundo as pessoas que trafegaram nele, é confortável e não faz ruídos. Mas o principal benefício é que não polui o meio ambiente e leva apenas duas horas para recarregar a bateria com autonomia para percorrer 250 quilômetros.

Porém, para as empresas o custo deste tipo de transporte é bem superior aos ônibus tradicionais.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!