Impermeabilização do solo é a principal causa de inundações e enchentes, afirma especialista em meio ambiente
É só chegar o período chuvoso que começam os problemas nas grandes, médias e pequenas cidades. Ruas alagadas, lojas e residências sendo invadidas pela força das águas. Tudo isso, segundo especialistas, tem uma razão. A impermeabilização provoca todas as enchentes e inundações que estamos acostumados a presenciar.
Preocupado com a situação e como mudar a realidade de muitos municípios, a reportagem do Portal GRNEWS conversou com o biólogo e especialista em Meio Ambiente, Adelmo Lemos.
Ele explica que a falta de planejamento dos grandes centros urbanos resulta em cidades alagadas e muitas vezes pessoas que perdem tudo que construíram ao longo da vida. A impermeabilização do solo é principal causa de todos os transtornos vividos durante as chuvas. A vegetação facilita a infiltração no solo:
Adelmo Lemos
adelmolemosporqueinunda1
O especialista em Meio Ambiente explica que cada um deve fazer sua parte, não cimentando todo o quintal por exemplo. Mas o poder público deve ter em mente a importância de cultivar árvores em toda a cidade:
Adelmo Lemos
adelmolemosporqueinunda2
Outro exemplo sugerido por Adelmo e que todos os municípios podem colocar em prática, é a instalação dos tapetes verdes:
Adelmo Lemos
adelmolemosporqueinunda3
Outra prática responsável pelas enchentes é o desmatamento feito próximo às margens de rios. A vegetação ajuda a segurar a água que se expande e até mesmo reduz a velocidade. Sem contar que diminuem a erosão das encostas.
Uma forma de combater as inundações é viver em harmonia com a natureza, sem poluir as cidades, destinando corretamente o lixo e diminuindo o corte da vegetação.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.