Comitê mantém flexibilizações em novo decreto e Saúde alerta para novo pico de Covid-19 em julho

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

O Portal GRNEWS acompanhou a reunião virtual dos membros do Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid-19 de Pará de Minas na tarde desta segunda-feira, 21 de junho, para definir se mantinham o decreto anterior. É que representantes de hoteizinhos e similares entraram em contato com a Procuradoria-Geral do Município solicitando a abertura destes espaços. Durante a reunião, eles decidiram manter fechados estes estabelecimentos.


O secretário Municipal de Saúde Wagner Magesty também apresentou novidades durante sua fala. Após vários estudos realizados na macrorregião Oeste, baseado no cálculo que é feito pelo Governo de Minas Gerais, a estimativa é que haja um novo pico de casos de Covid-19 no dia 4 de julho.

Wagner Magesty também informou que todos os leitos de UTI do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) continuam ocupados na tarde desta segunda-feira, sendo que a maioria dos pacientes estão intubados. O Hospital Municipal Padre Libério (HMPL) também está lotado.

O secretário aproveitou para atualizar os números da vacinação na cidade. Até sábado (19), 1.957 trabalhadores da Educação foram imunizados.

Para esta semana a expectativa é que novas remessas das vacinas cheguem para vacinar 1.500 caminhoneiros, 700 paraminenses com 59 anos e cerca de 500 lactantes. Wagner Magesty também se disse preocupado e até mesmo desanimado com o ritmo de vacinação, pois a expectativa é que a cada semana chegassem em média 4.500 doses no município, o que infelizmente não está acontecendo.

Após emitirem suas opiniões, os membros decidiram manter como está o funcionamento dos setores econômicos de Pará de Minas. O Decreto nº 11.599 já está em vigor e é válido até 28 de junho.

Supermercados, hipermercados, padarias, pet shops e demais estabelecimentos que comercializam alimentos podem permanecer abertos segunda-feira a sábado de 7 às 21 horas, e nos domingos e feriados, de 7 às 18 horas.

Clínicas de estética, salões de beleza e barbearias funcionam exclusivamente para atendimento individualizado, preferencialmente por agendamento.

Academias, centros de ginástica e estabelecimentos de condicionamento físico permanecem abertos seguindo todas as medidas de segurança, limitando o acesso de alunos a cada 10 m².

Bares, restaurantes e lanchonetes também se mantêm abertos diariamente até as 23 horas, incluindo lojas de conveniência em postos de combustíveis.

Food trucks e trailers localizados em espaços públicos podem funcionar até 22h30.

Clubes de lazer também permanecem abertos seguindo todas as medidas de prevenção ao novo coronavírus.

Igrejas também ficam abertas com número de fiéis que não supere 25% da capacidade máxima de ocupação, distanciamento de 1,5m entre os fiéis, todos usando máscaras e disponibilização de álcool 70%.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!