Policiais e bombeiros paraminenses participam de protesto em BH por melhores salários e aprovam paralisação em MG
Milhares de servidores das polícias Militar, Civil, Penal e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) manifestaram nesta segunda-feira, 21 de fevereiro, na praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. Eles seguiram em passeata até a praça Sete e depois foram para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Os servidores públicos estaduais reivindicam a recomposição salarial referente aos efeitos da inflação desde 2019, ano em que Romeu Zema (Novo) assumiu o Governo de Minas Gerais. De acordo com a categoria, o Executivo não cumpriu o acordo de reajuste escalonado no total de 41% até 2021. Apenas 13% foi pago até agora.
Até mesmo o comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, se manifestou reconhecendo a legitimidade do movimento. Dando, portanto, o aval para que os militares se manifestem em busca de seus direitos. Fez apenas um alerta pedindo que a manifestação fosse pacífica.
Policiais militares, civis e penais, além de bombeiros de Pará de Minas também participaram da manifestação em Belo Horizonte. Entre os participantes servidores da ativa e também da reserva. Eles saíram logo cedo e chegaram à praça da Estação por volta das nove da manhã.
Após uma votação realizada na praça da Assembleia, os servidores das forças de segurança estadual decidiram por uma greve até que o governo estadual se posicione sobre o reajuste salarial.
O pedido é que o Governo de Minas Gerais envie à ALMG um projeto de lei para concretizar o aumento dos vencimentos. Enquanto o projeto não for encaminhado aos deputados, a paralisação continua.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.