Lojistas fazem contratações temporárias para o Natal e analista de RH dá dicas para quem procura emprego

Os empresários do Estado de Minas Gerais esperam contratar cerca de 10 mil funcionários temporários para o comércio em geral, objetivando as vendas de fim de ano, época mais aguardada pelos lojistas. É a maior estimativa de contratações segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em todo o país a expectativa é de abrir vagas para cerca de 91 mil pessoas.

A CNC estimou também a movimentação financeira do período, que deve chegar a R$ 35,9 bilhões em vendas. Isso sem contar a taxa de efetivação dos trabalhadores temporários, que deve alcançar 26,1%.

Estes dados fazem brilhar os olhos de quem está em busca de um emprego. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são 12,6 milhões de brasileiros desempregados de acordo com o último levantamento realizado em julho.

Mas para preencher esta vaga, inicialmente temporário, o candidato deve prestar atenção a alguns requisitos tão esperados pelo empregador. Recentemente o Portal GRNEWS conversou com a psicanalista, especialista em Gestão de Pessoas e analista de Recursos Humanos, Karine Chiericato que explicou que muitas pessoas buscam emprego, mas não querem saber de trabalho.  É que ela é responsável pelo setor de Recursos Humanos da Associação Empresarial de Pará de Minas (Ascipam) e ajuda os empresários a fazerem contratações. E eles vivem um dilema: o de encontrar quem realmente deseja trabalhar.

Com a projeção de aumento nas contratações de funcionários temporários para as vendas de Natal no comércio paraminenses, a reportagem do Portal GRNEWS conversou com a psicanalista, que desta vez deu dicas importantes para quem está em busca de emprego:


Karine Chiericato
karinechiericatodicastemp1

Muitas são as reclamações de consumidores em relação ao atendimento no comércio paraminense. Má vontade do colaborador, funcionário que só fica no telefone e não ajuda o cliente a escolher um produto, e há aqueles também que parecem não fazer questão da venda.

Tratar o consumidor com educação, um sorriso no rosto e estar atento às necessidades dele, é a principal dica da gestora de pessoas:

Karine Chiericato
karinechiericatodicastemp2

A maioria dos contratados temporariamente tem a intenção de continuar no emprego. Mas o que será que o empresário observa no colaborador para torna-lo fixo na empresa?

Algumas qualidades são essenciais:

Karine Chiericato
karinechiericatodicastemp3

O setor de vestuário deve liderar a geração de vagas temporárias este ano, seguido por supermercados. É que segundo a CNC, os setores de vestuário, acessórios e calçados registram maior aumento nas vendas natalinas.

Entre as funções, oito de cada 10 vagas ofertadas devem ser preenchidas por vendedores, depois vem os operadores de caixa e o pessoal que trabalha no almoxarifado.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!