MG registra mais de 3 mil casos de Dengue e Pará de Minas salta de uma notificação para 22 em sete dias
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou o primeiro boletim epidemiológico de de 2021 na semana passada relatando casos de Dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus em Minas Gerais. Na ocasião, conforme publicado pelo Portal GRNEWS, o Município de Pará de Minas registrava apenas um caso da doença. Mas no novo boletim publicado na tarde desta quarta-feira (20), o número de notificações na cidade saltou de uma para 22 em sete dias.
O novo boletim mostra que o Estado de Minas Gerais já registrou 3.004 casos prováveis de Dengue nos primeiros 19 dias de 2021. Até a semana passada eram apenas 214 casos. Do total de 3.004 notificações, 534 estão confirmados e foi registrado uma morte em decorrência da doença.
Em relação à Febre Chikungunya, são 823 casos prováveis e 54 confirmados. Já quanto ao Zika vírus, até agora são 43 casos suspeitos e dois confirmados.
Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (SES) que mostrou também que o sorotipo 2 do mosquito Aedes aegypti é o mais comum na região Oeste de Minas Gerais. A incidência de Dengue na região é considerada de médio risco segundo a SES.
O Portal GRNEWS teve acesso aos números atualizados também de Pará de Minas. Segundo a Secretaria, a cidade tem até agora 22 casos suspeitos da doença e nenhum de Febre Chikungunya e Zika vírus.
Mas estes números podem ser ainda maiores já que há um atraso considerável no envio das informações ao Estado. Como o Portal GRNEWS adiantou, a cidade pode viver um surto de Dengue nas próximas semanas. O resultado do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) foi considerado alarmante, sendo 5,4% de infestação. O Ministério da Saúde preconiza índices até 0,9% que indicam condições satisfatórias; entre 1 e 3,9%, situação de alerta; e superior a 4% o risco é de surto.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.