Começa em Pará de Minas segunda etapa da vacinação contra o Sarampo e Dia D será em 30 de novembro

Começou na segunda-feira, 18 de novembro, a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo em todo o Brasil. Desta vez, jovens de 20 a 29 anos, que não possuem no cartão de vacina o registro de duas doses, devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa e se imunizar.

Em Minas Gerais, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), 1.412.123 jovens nesta faixa etária não foram imunizados ainda. Daí a importância de tomar a tríplice viral, disponível gratuitamente para a população de seis meses a 49 anos.

O Estado recebeu até agora do Ministério da Saúde, 720 mil doses da vacina para esta segunda etapa. Em Pará de Minas, tanto a Policlínica Municipal Nossa Senhora da Piedade como as UBS’s estão bem abastecidas e os profissionais prontos para imunizar o público-alvo.

Até agora foram registrados em Minas Gerais 99 casos de sarampo e a vacinação é a única forma de prevenção, como explica a coordenadora do Setor de Imunização, Érica Regina da Silva:

Érica Regina da Silva
ericareginasegetapa1


A vacina que imuniza a população contra o sarampo está disponível durante todo o ano e faz parte do Calendário Anual de Vacinação, oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde.

Mesmo com campanhas e mobilizações solicitando a todas as pessoas que se vacinem, o Ministério da Saúde tem esbarrado nas fake news. Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações, uma pesquisa foi realizada em setembro e o resultado é alarmante. Para 24% dos entrevistados, há possibilidade das vacinas causarem efeitos colaterais graves, e 20% deles acreditam que as vacinas causam as doenças que dizem prevenir. Érica Regina disse a reportagem do Portal GRNEWS este pensamento é um retrocesso:

Érica Regina da Silva
ericareginasegetapa2

Para 30 de novembro está marcado o Dia D de Vacinação contra o Sarampo. Em Pará de Minas as UBS ficarão abertas em horário especial para imunizar toda a população. O público prioritário da campanha, que são os jovens de 20 a 29 anos, podem ir até a Policlínica e as UBS dos bairros Santos Dumont, Dom Bosco, JK, Serra Verde, Walter Martins, São Cristóvão, Providência, João Paulo II, Grão-Pará e Recanto da Lagoa.

As unidades dos distritos de Ascensão, Tavares de Minas, Torneiros e do bairro Matinha também estarão abertas no dia 30 de novembro.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!