O que é a revisão da vida toda do INSS? Especialista em Direito Previdenciário explica e diz quem tem direito
A revisão da vida toda do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode beneficiar muitos aposentados e pensionistas. Após decisão por 6 votos a 5, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceram em 1º de dezembro de 2022 a revisão da vida toda.
Com isso, os segurados conquistaram o direito de recalcular os benefícios com base nas contribuições de toda a vida. A decisão, no entanto, não vale a pena para todo mundo e exige cuidados.
Para quem ainda tem dúvidas sobre a decisão do STF, o advogado especialista em Direito Previdenciário, Márcio Campos, falou ao Portal GRNEWS sobre o assunto e começa explicando o que é a revisão da vida toda do INSS:
Márcio Campos
marciorevisao1
Acrescenta que o INSS vinha atuando de forma errada no cálculo dos benefícios das aposentadorias e não oferecia o melhor cálculo para o segurado. Apesar disso o advogado alerta que esta decisão do STF não benéfica para todos e cita quem tem direito:
Márcio Campos
marciorevisao2
O especialista em Direito Previdenciário também esclarece que esta revisão da vida toda não será aplicada automaticamente. Para conseguir melhorar o benefício o aposentado ou pensionista deverá acionar a justiça em busca de seu direito:
Márcio Campos
marciorevisao3
Com este cenário ele destaca a importância de se buscar um advogado especialista no assunto, ou seja que atua há um bom tempo na área do Direito Previdenciário. Caso contrário, o segurado pode ter uma decisão em que seu benefício seja reduzido, ao invés de aumentar:
Márcio Campos
marciorevisao4
Cita ainda que alguns aposentados e pensionistas não tem direito a revisão da vida toda do INSS, mas podem ter direito a outras revisões de benefícios:
Márcio Campos
marciorevisao5
O advogado especialista em Direito Previdenciário, Márcio Campos, estima que em cada 10 benefícios concedidos aos segurados do INSS, 8 podem conter erros e facultar aos beneficiários o direito de solicitar algum tipo de revisão. Ele também afirma que quem quiser esclarecer outras dúvidas ou saber se tem direito, pode fazer contato pelo WahtsApp (37) 99977-7420.
Golpes
Importante destacar também o alerta do INSS para o risco de golpes relativos à revisão da vida toda. Fraudadores estariam se passando por representantes do órgão para contatarem segurados com promessas de recálculo dos valores dos benefícios.
O órgão esclarece que não entra em contato com seus segurados, por telefone, e-mail, redes sociais ou outros canais, para oferecer serviços ou benefícios nem revisão de valores. O INSS fez as seguintes recomendações:
- Não passar dados pessoais, como CPF, telefone, endereço ou número do benefício;
- Não enviar foto de documentos ou fotos pessoais;
- Nunca compartilhar a senha de acesso ao Portal Gov.br;
- Não fazer depósitos, pagamentos ou transferências. Os serviços prestados pelo INSS são todos gratuitos;
- Se suspeitar de golpe, bloquear o contato e fazer boletim de ocorrência.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.