Mamografias são ofertadas gratuitamente e Saúde orienta mulheres paraminenses como agendar exames

O câncer de mama é o segundo tumor mais comum entre as mulheres e o primeiro em letalidade, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Um exame de imagem como a mamografia detecta o nódulo, que pode ser bem pequeno, indetectável até mesmo no auto exame, que toda mulher deve realizar sempre.

O exame é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a mulheres a partir de 50 anos e quando o médico solicita a mamografia diagnóstica, que é feita para avaliar lesões mamárias suspeitas em qualquer idade.

Devido à pandemia do novo coronavírus, havia uma demanda de 600 mamografias reprimidas em Pará de Minas. Aos poucos, com a melhora no número de casos de Covid-19, os exames são realizados para zerar completamente a fila.


Neste mês de outubro, que é de prevenção ao câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde pretende fazer 500 mamografias. Para realizar o exame, é preciso procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e solicitar o encaminhamento, como disse ao Portal GRNEWS a responsável pelo Serviço de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (TFD), Aline Mércia de Melo:

Aline Mércia de Melo
alinemmmamo1

Ascom Prefeitura de Pará de Minas / Divulgação

A enfermeira auditora do TFD, Kariny Conceição Campos Alves, explica que é feita uma avaliação de cada solicitação que chega ao órgão. Isto é necessário para priorizar os casos considerados mais importantes:

Kariny Conceição Campos Alves
karinymamo1

Para saber mais sobre o exame realizado gratuitamente no AME, basta ligar no telefone (37) 3233-5830.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!