Motorista que limpar caminhão jogando dejetos de animais nas ruas causa dano ao meio ambiente e pode ser multado
O município de Pará de Minas é movido pelo agronegócio. É um dos maiores produtores de aves e suínos do estado de Minas Gerais e consequentemente aparece bem colocado no ranking nacional.
Na área urbana existem muitas empresas que atuam no setor agropecuário. Na comunidade rural a situação não é diferente. Também é muito comum observar pelas ruas do município o tráfego de caminhões transportando frango, porco ou boi. Além do odor insuportável que é motivo de reclamação por parte dos paraminenses, resta ainda a sujeira que alguns veículos deixam pelo caminho.
Mas em alguns casos a situação se agrava quando o motorista para em um local com pouca movimentação e ali mesmo, na rua, limpa a sujeira do veículo. Esta situação foi flagrada recentemente pelos militares do 3º Grupamento de Polícia Militar de Meio Ambiente.
Nesta semana eles multaram um motorista em mais de R$ 400,00. Ele limpava o caminhão boiadeiro em uma rua no prolongamento do bairro Belvedere. De acordo com o cabo Adriano Dutra quem for flagrado nesta situação também responde processo administrativo e criminal além de ser multado:
Cabo Adriano Dutra
caboadrianocaminhao1
A situação é preocupante. A Polícia Militar de Meio Ambiente já identificou pontos específicos do município em que esta prática é comum. Cabo Adriano Dutra explica que todos os profissionais deste setor sabem como proceder para a limpeza dos veículos. O correto é levar o caminhão em um lavajato:
Cabo Adriano Dutra
caboadrianocaminhao2
O decreto 47.383/2018 estabelece as penalidades e infrações administrativas que poderão ser aplicadas caso a legislação ambiental seja descumprida. Na lavagem irregular do veículo se provocar algum tipo de prejuízo ambiental como contaminação do lençol freático ou poluição do ar, o autor pode ficar preso de um a quatro anos.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.