Conselho do Patrimônio Histórico e MP descartam tombamento da Capela Santo Antônio na comunidade de Guardas
Os prédios antigos são muito importantes para a preservação da história do município. Por isso existe o processo de tombamento desse patrimônio histórico para que sejam mantidos preservados.
Os prédios públicos devem ser preservados pelo governo e as propriedades particulares pelos proprietários. Entre os locais que marcaram época estão as igrejas católicas do período barroco.
Em Pará de Minas a maior referência que desapareceu foi a antiga matriz de Nossa Senhora da Piedade. A edificação que ficava onde hoje se encontra a Praça Padre José Pereira Coelho, foi demolida.
Outros prédios públicos antigos de Pará de Minas estão em uso até hoje, entre eles estão as escolas Torquato de Almeida, Governador Valadares e Fernando Otávio. Também faz parte da lista a Casa da Cultura e a Estação do Pará Cine Café.
Outros bens importantes são o Fórum Desembargador Pedro Nestor e o Centro Literário Pedro Nestor. Outros patrimônios também devem receber os cuidados para não serem extintos por causa do desgaste natural do tempo.
Alguns paraminenses levantaram a possibilidade de tombamento da Capela Santo Antônio existente na comunidade de Guardas. Até uma ação foi movida no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para apurar os fatos.
De acordo com o Conselho Deliberativo do Patrimônio Histórico e Cultural de Pará de Minas, o tombamento não é viável devido a precariedade do estado de conservação do imóvel, além da inexistência de obras de arte em seu interior. A informação foi divulgada pelo vereador Rodrigo Varela Franco (PSD):
Rodrigo Varela Franco
rodrigovarela_capela1
O Inquérito Civil aberto pela Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais foi arquivado. Com essa decisão do Ministério Público de Minas Gerais a capela não será tombada pelo órgão competente:
Rodrigo Varela Franco
rodrigovarela_capela2
Mesmo diante da dificuldade financeira a prefeitura investiu recentemente em melhorias no Museu Histórico de Pará de Minas (MUSPAM), que recebeu um moderno sistema de monitoramento por meio de câmeras. O município também realizou obras na Casa da Cultura para melhorias e preservação.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.