Bombeiros e SAMU unem forças em projeto piloto de atendimento conjunto em Divinópolis

Uma iniciativa inédita no centro-oeste de Minas Gerais teve início nesta segunda-feira, 16 de junho de 2025, em Divinópolis. O 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), em colaboração com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Oeste de Minas (CIS-URG Oeste/SAMU), lançou um projeto piloto para a criação de uma Equipe Mista de Atendimento Pré-Hospitalar (APH). O objetivo é integrar operacionalmente as equipes de ambas as instituições no socorro a ocorrências clínicas e traumáticas em Divinópolis e nas cidades vizinhas.

Novo modelo de atendimento e otimização de recursos
A equipe mista será composta por uma viatura do Corpo de Bombeiros, com militares treinados para o atendimento de emergências, e por dois profissionais de saúde do SAMU – um enfermeiro e um técnico de enfermagem –, que atuarão em regime de plantão de 12 horas. Com essa integração, a responsabilidade pelo atendimento da ocorrência será compartilhada entre as instituições. Os procedimentos técnicos de salvamento e resgate ficarão a cargo dos militares do Corpo de Bombeiros, enquanto a regulação médica e os cuidados clínicos serão conduzidos pelos profissionais de saúde do SAMU.

O modelo experimental será testado por um período inicial de 30 dias, com a possibilidade de ser estendido por mais 90 dias. A meta principal desse projeto é aprimorar a resposta assistencial à população, otimizar a utilização de recursos públicos e promover uma maior eficiência na gestão de emergências.

Com a soma dos esforços logísticos e de pessoal de ambas as instituições, Divinópolis ganha mais uma viatura para atender a população em ocorrências de atendimento pré-hospitalar. Esse aumento na capacidade de socorro é de extrema importância, especialmente durante o período de estiagem, quando há um aumento significativo na demanda por ocorrências relacionadas a incêndios florestais, que exigem uma atuação excepcional do batalhão de bombeiros de Divinópolis.

Avaliação e aprimoramento contínuo
Ao final da fase de teste, um grupo gestor, formado por representantes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e do CIS-URG Oeste, será responsável por avaliar os resultados obtidos. O grupo elaborará um relatório com sugestões para o aprimoramento do projeto. O 10º BBM e o CIS-URG Oeste/SAMU reafirmam seu comprometimento com a inovação, a integração interinstitucional e a busca constante pela excelência nos serviços prestados à sociedade. As informações são das assessorias de Comunicação do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Oeste de Minas (CIS-URG Oeste/SAMU.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!