Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Pará de Minas contrata consultoria para aprimorar política pública
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Pará de Minas iniciou um trabalho de consultoria especializada para promover o aprimoramento e a inovação na política pública local. Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (13), a secretária Cláudia Assunção Faria e a consultora contratada, Juanita Godinho Pimenta, detalharam os aspectos técnicos e as expectativas sobre o serviço.
Diagnóstico e a visão da gestão
Ao assumir a Secretaria Municipal de Assistência Social, Cláudia Assunção Faria encontrou uma assistência social “um pouco desorganizada”. Como técnica de serviço social, ela sentiu a necessidade de capacitar os profissionais, especialmente os funcionários efetivos que atuam nos equipamentos da pasta.
A secretária expressou que sua maior expectativa com a consultoria é justamente essa construção conjunta com os técnicos. O objetivo é que o trabalho aperfeiçoe e fortaleça a política socioassistencial, garantindo que os resultados sejam direcionados “aos mais vulneráveis”:
Cláudia Assunção Faria
consulclaudia1

A consultoria é vista como uma oportunidade de trazer uma “experiência muito grande”, por meio da consultora, que é considerada uma referência técnica. Cláudia Assunção Faria destacou a necessidade de inovações, como a criação de políticas e projetos que estão em falta, citando como principal demanda a primeira infância, área na qual o município ainda não tem nada focalizado.
Um diferencial do trabalho é que ele será realizado dentro do próprio município, garantindo que a consultora “ganhe muito completamente maior imerso na nossa realidade”, trabalhando diretamente com o técnico que “vê que os problemas são reais”:
Cláudia Assunção Faria
consulclaudia2
O papel da consultoria e o foco na transformação
A consultora Juanita Godinho Pimenta explicou que a consultoria é um serviço especializado de orientação, supervisão e apoio à gestão, focado em qualificar a oferta do serviço. Seu objetivo é ajudar a transformar a assistência social que existe hoje na assistência “que é almejada pela gestora, pelos profissionais, pelos trabalhadores”.
O trabalho se iniciará com um diagnóstico participativo para compreender a situação atual do Sistema Único de Assistência Social (Suas) em Pará de Minas. Para isso, a consultora conversará com os principais atores (gestores, diretores, coordenadores) para entender a dinâmica, a lógica e a estruturação do trabalho.
A partir desse diagnóstico, a consultoria apresentará um produto à secretária, com a realidade atual e uma proposta de aprimoramento ou reordenamento dos serviços, considerando a capacidade produtiva:
Juanita Godinho Pimenta
consultjuanita1

O processo da consultoria é contínuo: planeja, organiza, dá diretrizes, monitora e constrói indicadores de avaliação com os próprios profissionais. A intervenção busca dar fluidez na organização do atendimento, customizando o trabalho desde a porta de entrada.
A consultora enfatizou que o SUAS de Pará de Minas terá condições de identificar “quais são as famílias vulneráveis, quem são, aonde moram e quais as principais fragilidades que elas enfrentam”. Assim, os profissionais terão em mãos subsídios para o enfrentamento, sabendo quais intervenções precisam ser feitas e quais resultados devem buscar:
Juanita Godinho Pimenta
consultjuanita2
Juanita Godinho Pimenta concluiu que a assistência social busca uma transformação social na realidade das famílias, e se isso não acontece, há um problema na gestão que precisa ser identificado. O trabalho é construído com os próprios profissionais do município, garantindo que a equipe fortalecida fique na condução do trabalho de qualidade após o fim da consultoria.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.


