UPA 24h de Pará de Minas foi completamente revitalizada proporcionando mais conforto aos pacientes e profissionais da saúde

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Pará de Minas, localizada no Bairro Senador Valadares, em Pará de Minas, passou por um processo de reforma em todas as suas dependências e a revitalização foi entregue nesta quinta-feira, 12 de setembro de 2024.

As obras tiveram início em 20 de junho de 2024. Com isso, foi necessária a divisão das salas e corredores entre os atendimentos de rotina e o andamento do trabalho executado pela equipe de reforma.


Para não comprometer o fluxo de acolhimentos de pacientes, os reparos foram realizados por etapas, conforme a necessidade de uso e distribuição dos consultórios médicos.

A secretária municipal de Saúde, Ana Clara Teles Meytre, destaca que a reforma tem como objetivo de proporcionar mais conforto aos pacientes e aos profissionais da saúde que trabalham na UPA 24h. Também enalteceu o trabalho de excelência de toda a equipe da saúde em Pará de Minas:


Ana Clara Teles Meytre
upaana1


Classificou com um ganho importante a implantação do prontuário eletrônico dos pacientes. Acrescenta que a UPA 24h que habilitação conquistada nesta gestão do prefeito Elias Diniz junto ao Ministério da Saúde poderá ser ampliada devido ao número de profissionais e de atendimentos realizados na unidade a cada mês:

Ana Clara Teles Meytre
upaana2


A Diretora da UPA 24h, Viviane Cristina de Carvalho, explicou como é o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento, a partir da classificação dos pacientes que passam pela triagem inicial:


Viviane Cristina de Carvalho
upavivi1  


Viviane Cristina de Carvalho também falou que mensalmente são atendidas 10.244 pessoas na UPA 24h, que recebem os cuidados de uma equipe multidisciplinar muito capacitada:

Viviane Cristina de Carvalho
upavivi2


O ex-secretário municipal de Saúde, Wagner Magesty, após deixar a pasta assumiu o cargo de Diretor Administrativo da INTS, uma empresa que presta serviços na área de saúde e outros para os municípios que integram a Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba (ICISMEP).


Ele participou da inauguração da reforma da UPA 24h e disse que a ICISMEP custeou todas as obras. Também demonstrou grande insatisfação com críticas feitas aos profissionais da saúde que atendem a população de Pará de Minas:


Wagner Magesty
upawagner1


Sobre a UPA 24h
Conforme publicado pelo Portal GRNEWS em 30 de dezembro de 2016, o ex-prefeito Antônio Júlio de Faria cumpriu promessa e entregou o prédio da UPA 24h, faltando cerca de 24 horas para encerrar seu mandato.

Na ocasião foi realizada uma cerimônia simples seguida de visita as instalações totalmente mobiliadas, equipadas e prontas para funcionar, marcou a entrega do prédio da UPA 24h, construída no bairro Senador Valadares, em Pará de Minas.

A UPA 24 Horas recebeu o nome de Dr. Morel Mendonça Meireles, que atuou como juiz de Direito na Comarca de Pará de Minas, e recebeu a homenagem em reconhecimento aos serviços que ele prestou ao município.

O prédio da UPA 24h é anexo ao Pronto Atendimento Municipal (P.A.) José Porfírio de Oliveira e contou um público seleto e reduzido na solenidade de entrega da obra.

À época o prefeito Antônio Júlio de Faria fez questão de destacar que estava apenas entregando a obra concluída. Para ele, não justificava colocar o prédio em funcionamento no encerramento do seu mandato. Assim, no momento em que a Unidade de Pronto Atendimento 24l fosse iniciar os atendimentos, o prefeito eleito Elias Diniz, seu sucessor no cargo, poderia fazer uma cerimônia de inauguração.

Antônio Júlio de Faria destacou que a construção da UPA 24h era uma promessa e felizmente cumpriu antes do término do seu mandato. Para ele, a entrega desta obra para o povo de Pará de Minas ratificava a sensação de dever cumprido enquanto administrou o município.

Antônio Júlio de Faria disse que em sua administração foi construída uma grande estrutura de saúde em Pará de Minas, porém, levará um tempo para que a população reconheça o trabalho que foi feito em sua administração.

O então secretário municipal de Saúde Cléber de Faria Silva também estava muito satisfeito com a concretização deste projeto para melhorar a qualidade de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Pará de Minas.

O saudoso deputado federal Eduardo Barbosa agiu intensamente e conseguiu a liberação de recursos junto ao Governo Federal para construção da UPA 24h em Pará de Minas. Para ele a entrega da unidade de saúde significava grande avanço e evolução. Na ocasião também lembrou como foi o processo que culminou com a obra, desde o início da construção do Pronto Atendimento Municipal em 2002.

Eduardo Barbosa, que também era médico Pediatra, ressaltou que os prédios da UPA 24l e do Pronto Atendimento Municipal estavam interligados por uma passarela, possibilitando a separação dos atendimentos. Ele entendia que o setor de Pediatria deveria continuar onde estava (atualmente Hospital Municipal Padre Libério (HMPL) e os atendimentos de adultos devem ser transferidos para a nova unidade.

Também naquela manhã de sexta-feira, 30 de dezembro de 2016, foi entregue a Base do SAMU Oeste que funciona em espaço próprio, anexo ao prédio à UPA 24 h Dr. Morel Mendonça Meireles. A expectativa era que o SAMU Oeste entrasse em funcionamento em fevereiro de 2017, mas isso não se concretizou.

Somente na quarta-feira, 7 de junho, foi inaugurada em Pará de Minas a base do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU). A Central de Regulação, em Divinópolis, foi inaugurada pelo então governador Fernando Pimentel (PT) durante solenidade realizada em 6 de junho de 2017.

O serviço começou a ser prestado a partir das 7 horas, quando o telefone 192 foi liberado para atendimento dos chamados. Toda a região passou a contar com uma rede de ambulâncias com equipamentos e socorristas especializados. A partir daí o SAMU se tornou uma realidade em 54 municípios da região Centro-Oeste de Minas Gerais, incluindo Pará de Minas.

Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) foi inaugurada seis meses após a entrega do prédio, em 29 de junho de 2027. Na mesma data a gestão do prefeito Elias Diniz desativou o Pronto Atendimento Municipal José Porfírio de Oliveira.

A UPA 24h Dr. Morel Mendonça Meireles contava com uma estrutura física dotada de equipamentos modernos, laboratórios, salas de espera devidamente separadas, e sistema de senhas automatizado.

A unidade funcionará durante 24 horas e atenderá todos os casos de urgência e emergência. Ao lado também está instalada a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), formando um complexo de saúde.

Na ocasião o prefeito Elias Diniz disse que o funcionamento da UPA 24h era um sonho realizado. Anunciou que também seria implantado o prontuário eletrônico para dar celeridade ao atendimento e evitar gastos desnecessários.

O chefe do Poder Executivo Municipal afirmou ainda que a partir da sexta-feira, 30 de junho de 2017, não existiria mais o Pronto Atendimento Municipal. Todos os pacientes de Pará de Minas seriam atendidos na UPA 24 h.

O então deputado estadual Inácio Franco participou da solenidade de inauguração da nova unidade. Ele ressaltou à época que a UPA 24h era, sem dúvida, um grande avanço na saúde pública do município.

Paulo Duarte, secretário municipal de Cultura, Comunicação Institucional, Esportes, Lazer e Turismo, e interino da Saúde, explicou que algumas modificações seriam implantadas no fluxo da UPA 24h. Com isso o paciente preencheria a ficha, passaria pela triagem, e após classificação seria encaminhado as salas de espera.

Ele informou ainda que o laboratório da UPA funcionaria durante 24 horas e não haveria mais os problemas com exames. O Raio-X também seguiria o mesmo padrão e estaria disponível todo o tempo.

O vereador Gladstone Correa Dias também esteve presente e representou o saudoso deputado federal Eduardo Barbosa. Ele lembrou que o parlamentar foi o responsável por liberar a verba destina a construção da UPA 24h e o projeto foi executado na gestão do ex-prefeito Antônio Júlio de Faria.

Os atendimentos na UPA 24 h em Pará de Minas começaram efetivamente a partir das 7 horas da sexta-feira, 30 de junho de 2017.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!